Educação

Professores participam de debates sobre os resultados educacionais

A reunião teve como base o RADM coletado e confeccionado pela Gide/Fotos: divulgação/Semed
A reunião teve como base o RADM coletado e confeccionado pela Gide/Fotos: divulgação/Semed
Redação
Escrito por Redação
A reunião teve como base o RADM coletado e confeccionado pela Gide/Fotos: divulgação/Semed

A reunião teve como base o RADM coletado e confeccionado pela Gide/Fotos: divulgação/Semed

Sessenta professores da Escola Municipal Vicente de Paula, localizada no bairro Japiinlândia, Zona Sul de Manaus, participaram na manhã de segunda-feira (29), de debates sobre os resultados educacionais dos mais de 1,2 mil alunos de 6º ao 9º ano da unidade de ensino. A reunião teve como base o Relatório de Análise de Desvio de Meta (RADM) coletado e confeccionado pela Gestão Integrada da Educação (Gide).
Durante a reunião, foi realizado um comparativo das notas do primeiro e segundo bimestre, por classe e disciplina, onde foi possível visualizar os avanços e retrocessos no processo de aprendizagem dos estudantes.

De acordo com a diretora da escola, Maria Santana, o RADM apontou a necessidade de intervenções nas disciplinas de Matemática e Artes. Para ela, o estudo do relatório aponta o caminho a ser seguido rumo à qualificação pedagógica.

“As informações do RADM são importantíssimas. Agora nós temos esse momento onde analisamos, avaliamos de forma geral o nosso trabalho com os alunos. Na minha visão, a Gide veio para que possamos cada vez mais melhorar os resultados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, porque temos que focar no aprendizado do aluno”, disse.

Ainda de acordo com a professora, com essa avaliação, os professores podem realizar um trabalho específico para aqueles alunos que apresentaram baixo rendimento. Ela também ressalta que nesse processo não apenas a escola, mas também os pais e responsáveis passam a se envolver no sistema.

Para a coordenadora do telecentro da unidade de ensino, professora Luana Batista, uma das alternativas para avançar no aprendizado dos alunos é focar em ações voltadas para tecnologia.

“Com base no que verificamos com o RADM, acredito que quanto mais se usa as tecnologias, não somente no telecentro, pode-se melhorar, chamar mais atenção dos alunos, fazê-los se concentrarem mais”, observou.

RADM

O Relatório de Análise de Desvio de Meta é realizado bimestralmente junto às escolas para avaliar e discutir os resultados e traçar planos para a melhoria do ensino ofertado aos alunos.

“Esse momento é onde os professores conversam, interagem, compartilham e trocam suas experiências. Ao final, nós fazemos um plano onde constam soluções para os possíveis problemas encontrados. A RADM é um estudo dos resultados da escola” afirmou a assessora de gestão da Gide, Gleide Seffair.

Por Josemar Antunes e assessoria

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