Amazonas Cidades

Programa ‘Delegado Legal’ chega à escola São Pedro, na Compensa

Programa reúne mais de 300 alunos/Foto: Divulgação
Programa reúne mais de 300 alunos/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Delegados de Polícia Civil de todas as zonas de Manaus estiveram presentes na manhã de ontem, quinta-feira (25), na Escola Municipal São Pedro, localizada no bairro Compensa, participando da temporada 2015 do Delegado Legal, programa criado em 2007 e desenvolvido pela Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas – Adepol-AM, com os profissionais que atuam no combate à criminalidade, de forma voluntaria, doando um pouco de seu tempo para passar orientações importantes que fazem a diferença na vida daqueles que são o futuro do Estado.
Os Delegados associados à Adepol-AM, palestraram para cerca de 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As crianças, de 7 a 12 anos em sua maioria, tiveram a oportunidade de escutar sobre temas relacionados às drogas, bullyng, violência doméstica e contra o idoso, além de tirarem dúvidas com os palestrantes.

Empolgados, muitos dos alunos chegaram a demonstrar interesse em se tornar delegados de polícia quando crescerem. Durante uma das palestras, diversos alunos manifestaram a vontade de dedicar suas vidas para promover a segurança pública. “Quero prender os bandidos pra não fazerem mal aos meus amigos”, dizia um aluno do terceiro ano do Ensino Fundamental, sendo apoiado pelo colega, em seguida: “Bandido é mau, só faz maldade com os outros”, falava.

Idealizador do Programa Delegado Legal, o delegado Mário Aufiero, presidente da Adepol-AM, acompanhou esta ação. Ele visitou as salas onde ocorreram as práticas, interagiu com alunos e palestrantes e deixou seu recado aos presentes. “Pudemos observar como uma prática simples tem um peso enorme na vida dessas crianças. A alegria com que somos recebidos na escola, o carinho que eles dispensam a nós, delegados, nos enchem de alegria e orgulho por vislumbrar no Delegado Legal um caminho de bem a ser seguido por estes jovens”, celebrou.

Além das palestras, a atividade levou ainda vídeos educativos e cartilhas infantis que foram distribuídas aos estudantes. Nas historinhas, uma forma lúdica de abordar os temas das palestras sem assustar o público alvo. Nas palavras amigas dos delegados, uma fuga para problemas que muitos ainda nem sabem que tem. No sorriso destes alunos, a certeza que, em algum momento, os ensinamentos de hoje os farão pensar antes de tomar qualquer mal caminho na vida.

O programa Delegado Legal acontece na capital e municípios do Amazonas e tem o apoio e dedicação voluntária dos Associados. De 2007 a 2015, 250 mil alunos já tiveram a oportunidade de ouvir as orientações dos delegados que reforçam a corrente do bem levantando a bandeira da paz.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.