Amazonas Cidades

Programa ‘Oportunidade & Renda’ abre inscrições para cursos profissionalizantes

Aplicação de cursos no Cetam/Foto: Arquivo
Aplicação de cursos no Cetam/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

O  Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), abre inscrições para 22.281 vagas de cursos de qualificação profissional e de informática, por meio do programa “Oportunidade & Renda” e para os Centros de Convivência da Família e do Idoso em Manaus, as quais deverão ser efetivadas, em dois períodos.
Oportunidade & Renda – Para o “Oportunidade & Renda”, com a oferta de 16.880 novas vagas, as inscrições serão presenciais nos dias 12 e 13 de junho diretamente nas 55 unidades da rede estadual de ensino parceiras do projeto. Os atendimentos serão realizados das 18h00 às 21h00 na sexta-feira, e no sábado das 08h00 às 17h00.

Neste ano, o programa ofertará 23 cursos distintos, como Agente de Inspeção da Qualidade, Almoxarife, Assistente Administrativo, Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar, Operações em Logística, Operador de Caixa, Atendente de Farmácia, Instalações Elétricas de Baixa Tensão, entre outros.

Os documentos necessários para inscrição são: Cópia do RG, Cópia do CPF, Cópia do Comprovante de residência, Cópia do Comprovante de escolaridade, Cópia do Título de Eleitor, Cópia da Carteira de Trabalho (se houver), Cópia do PIS (se houver) e Cópia do Certificado de Reservista (se houver).

As aulas iniciam no dia 06 de julho, no horário de 18h00 às 21h00. A carga horária dos cursos varia de 40h a 160h.

De acordo com Joésia Pacheco, diretora-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a variedade na oferta dos cursos é uma orientação do governador José Melo e tem o objetivo de fazer com que o Governo do Estado possa qualificar pessoas para assumirem postos de trabalho em diversos segmentos como serviço, indústria e comércio ou para a geração de renda, por meio da formação de profissionais autônomos. “As boas oportunidades estão sendo oferecidas. O cidadão, de acordo com a sua vocação profissional, poderá optar seguir para o mercado de trabalho ou tornar-se dono do próprio negócio”.

O projeto é resultado da parceria entre o Cetam, a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Centros de Convivência da Família e do Idoso: Internet – Nos dias 17 e 18 de junho, o Cetam, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), oferecerá 5.401 novas vagas divididas entre os sete Centros de Convivência da Família e do Idoso em Manaus. Nesta etapa, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do site: www.cetam.am.gov.br. As aulas começam a partir do dia 29 de junho e a carga horária dos cursos varia de 60h a 160h.

Os documentos exigidos durante a inscrição eletrônica deverão ser entregues de 23 a 25 de junho diretamente no Centro de Convivência escolhido pelo aluno para estudar, no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Os cursos de qualificação profissional oferecidos nos Centros abrangem diversas áreas como: Artesanato, Assistente Administrativo, Almoxarife, Auxiliar de Contabilidade, Culinária, Confeitaria, Corte e Escova de Cabelos, Corte e Costura, Depilação, Informática Básica e Avançada, Maquiagem, Ornamentação de Festas, Operador de Caixa, Recepcionista entre outros.

Endereços:

Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março – Japiim
Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola- Cidade Nova
Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão – Alvorada 1
Centro Estadual de Convivência da Família Professora Teonízia Carvalho – Amazonino Mendes
Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo – Raiz
Centro Estadual de Convivência Magdalena Arce Daou – Santo Antônio
Centro Estadual de Convivência do Idoso – Aparecida

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.