Amazonas Cidades Educação

Projeto aprovado pelo PCE-AM será exibido em Congresso Nacional de Educação

Alunos responsáveis pelo projeto, em Tefé/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Alunos responsáveis pelo projeto, em Tefé/Foto: Divulgação

                        Alunos responsáveis pelo projeto, em Tefé/Foto: Divulgação

Projeto contemplado pelo Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), “Memórias Literárias do Caboclo Tefeense”, será exibido no 3º Congresso Nacional de Educação (Conedu), que ocorre entre os dias 5 e 7 de outubro, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.
O estudo é desenvolvido por alunos da Escola Estadual Eduardo Sá, situada no município de Tefé, a 522 quilômetros de Manaus, e foi aprovado para participar da agenda deste congresso nacional, que tem como objetivo promover espaços de diálogos sobre novas perspectivas de cenários atuais que conduzem as teorias e as práticas dos sujeitos da educação brasileira.

Segundo Paulo Nascimento, professor de Língua Portuguesa e coordenador do projeto, a pesquisa pretende registrar em forma de memórias literárias eventos marcantes de pessoas da comunidade. “Temos o propósito de resgatar memórias marcantes da vida de pessoas comuns, o popular caboclo, o qual está às margens do registro literário e acadêmico”, explicou.

Segundo ele, cinco estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integram o grupo de pesquisa. Nascimento conta que os alunos participam de uma sequência didática para conhecer o gênero literário, realizam as entrevistas e transformam a história contada pelo entrevistado em um texto do gênero memória literária. “O caboclo procede de uma cultura oral assim como o indígena, por isso, por diversas vezes, não há registro de sua história de vida, bem como de suas experiências da infância à vida adulta. As pessoas entrevistadas pelos alunos são pessoas da comunidade. São homens e mulheres, sem preferência de profissão e nível social”, disse o coordenador.

As entrevistas com os comunitários ocorrem nos bairros situados no entorno da escola: Jerusalém, Fonte Boa, Nova Esperança, São João e São Raimundo. Ao término do estudo, os textos serão publicados no bloghttps://memoriasdecaboclo.wordpress.com/, feito exclusivamente para divulgação do material. A previsão é que a pesquisa seja concluída até outubro deste ano.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.