Amazonas Política

Projeto ‘Mini-Cidade’ chega a Manaus, depois de passar por 70 paises

Encontro discute apresentação do projeto, em Manaus/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Planejar uma cidade ideal e repensar o papel do cidadão na sociedade global, essas são as duas premissas que movem o projeto “Mini-Cidade” a percorrer 70 países, em busca de crianças e adolescentes, com visões de mundo diferentes, e que possam propor soluções criativas e sustentáveis para um futuro melhor.
Em Manaus, a atividade prática intitulada “Mini-Manaus”, está sendo realizada hoje, sábado (30), na Casa do Frei, situada na Rua Frei José dos Inocentes, Centro Antigo, com 40 participantes, entre alunos da Escola Estadual Ribeiro da Cunha e moradores da Comunidade São Vicente.

O evento consiste em reunir participantes na faixa etária entre 8 e 15 anos que, dividido em grupos de 5 pessoas, possam construir uma cidade simulada a partir de materiais recicláveis das mais diversas formas e tamanhos. Além da estrutura física, as profissões e as leis que regem essa cidade também serão discutidas.

A ação, realizada pelo Instituto Amazônia (IA), apresenta características pedagógico-sociais. “A partir dessa dinâmica em grupo é possível perceber as diferenças culturais, sociais e comportamentais, além de revelar o senso cidadão de cada indivíduo participante”, comenta o diretor-presidente do IA, Paulo Henrique de Castro.

Brincando a realidade

Durante a atividade, coordenada pela espanhola Paloma Yáñez, um verdadeiro brainstorm acontece entre os participantes e os facilitadores da ação, que serão acadêmicos de arquitetura e urbanismo da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) e acadêmicos de serviço social da Universidade Paulista (Unip), entre outros profissionais parceiros do Instituto, trazendo à reflexão temas como cultura, meio-ambiente, cidadania e sustentabilidade.

Nesta cidade, as crianças são o governo. Estabelecem leis e a Constituição. Constroem edifícios e ruas. Definem suas profissões. Repensam a cidade, e seus mecanismos, a partir de materiais disponíveis na oficina, essencialmente recicláveis.

As crianças apresentam o Mini-Cidade pelo mundo/Foto: Divulgação

As crianças apresentam o Mini-Cidade pelo mundo/Foto: Divulgação

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.