Amazonas Esportes

Projeto ‘Transforma-Rio/2016’, promove palestra para representantes de federações

Dora Castanheira, coordenadora do Transforma/Foto: Yara Oliveira
Redação
Escrito por Redação

O projeto Transforma, que introduz e incentiva os valores e a prática dos esportes olímpicos e paralímpicos nas escolas e na comunidade, teve mais um momento significativo em Manaus. No sábado (12), a coordenadora do projeto pelo Comitê Rio 2016, Dora Castanheira, reuniu-se com representantes de federações esportivas locais, para explicar o funcionamento do projeto, que está sendo implantando em escolas da rede estadual e municipal de ensino.
Dora Castanheira, que é ex-jogadora da Seleção Brasileira de Voleibol, tendo feito parte da primeira equipe feminina a disputar Jogos Olímpicos de Verão – esteve em Moscou, em 1980 e participou também consecutivamente da Olimpíada de Seul, em 1988 –, palestrou na manhã de sábado na sede do Comitê Organizador Manaus 2016, na Arena da Amazônia e depois visitou o estádio que vai sediar seis partidas do Torneio de Futebol Olímpicos da Rio 2016.

Representantes de modalidades olímpicas, como Ciclismo, Tiro com Arco, Atletismo, Badminton e Karatê, além da Escalada, que busca inclusão nas Olimpíadas, estiveram presentes na palestra.  Segundo o coordenador Estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, as federações serão as grandes parceiras na realização do projeto em Manaus junto com as escolas. “O projeto acontece em dois momentos, um dentro das escolas com a participação dos alunos, professores de educação física e coordenadores pedagógicos e depois na comunidade, com a realização dos Festivais Transforma, onde a participação das federações é imprescindível”, observou Aufiero.

O Transforma está sendo implantado em Manaus através de parceria entre o Comitê Rio 2016, Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias de Estado e Municipal de Educação (Seduc e Semed) e apoio das secretarias Estadual e Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Sejel e Semjel). Cerca de 100 escolas (50 estaduais e 50 municipais) devem participar do projeto.

Lançado no ano passado, o Transforma já impacta 2.500 instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Minas Gerais, com um milhão de alunos envolvidos direta ou indiretamente. No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.