Amazonas Política

Proposta de vereador prevê atendimento móvel a idosos, em Manaus

Veículos padronizados para atender idosos/Elizabeth Flor
Veículos padronizados para atender idosos/Elizabeth Flor
Redação
Escrito por Redação

Com o objetivo de levar atendimento médico itinerante e preventivo, a pessoas com mais de 65 anos, o vereador Everaldo Farias (PV), solicitou ao Executivo Municipal, através de Indicação, a aquisição de Unidades Móveis de Saúde, as chamadas “Carretas dos Idosos”, a exemplo das “Carretas das Mulheres”.
De acordo com a proposta, as carretas devem conter equipes de profissionais formadas por médicos, enfermeiros e apoio de agentes comunitários de saúde. Entre os principais procedimentos previstos nesse novo tipo de serviço estariam a  aferição de pressão arterial e glicemia, pesagem e orientações sobre educação em saúde.

“Nossa indicação tem um grande e importante alcance social, uma vez que números oficiais mostram que nos últimos 40 anos a população de Manaus com idade acima de 60 anos cresceu mais de duas vezes saltando de 10.584 para 108.902 habitantes. O nosso projeto vem ao anseio de uma grande demanda reprimida de idosos que precisa desse atendimento mais personalizado”, pontuou o parlamentar.

Dados

Uma série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou uma evolução crescente do número de idosos em Manaus. Nas últimas quatro décadas, o quantitativo de habitantes acima de 60 anos aumentou 928,9%. O percentual de idosos na população geral quase que duplicou no período de 1970 a 2010. O índice que era de 3,40% evoluiu para 6,04%.

Nesse período, parte da população de municípios do interior do Amazonas migrou para a capital. O grupo de novos moradores trouxe na bagagem muitos conhecimentos de quem viveu na floresta e tem se preocupado mais com a saúde.

“A indicação da “Carreta dos Idosos” levará mais qualidade de vida a essa parcela da população que representa grande parte dos cidadãos manauaras. Oferecer mais acesso à saúde significa oferecer melhor qualidade de vida e essa é a nossa finalidade por meio dessa indicação. Espero que nossa solicitação seja aprovada e atendida para que as unidades sejam instaladas gradativamente”, finalizou Everaldo.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.