Amazonas Política

Propostas de Silas e Amadeu enfrentam desafio da infraestrutura em Manaus

Silas Câmara, em caminhada com eleitores/Foto: Márcio Silva
Redação
Escrito por Redação
Silas Câmara, em caminhada com eleitores/Foto: Márcio Silva

                             Silas Câmara, em caminhada com eleitores/Foto: Márcio Silva

A Coligação Somos Todos Manaus recebeu a “Carta Aberta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores”, elaborada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), na tarde desta quinta (15), no Adrianópolis. A chapa é liderada pelo candidato a prefeito de Manaus, Silas Câmara, e pelo vice, coronel Amadeu. No evento, a CAU-AM propõe à sociedade e aos políticos um pacto pela qualidade de vida da cidade.
“A cidade cresceu, mas não cresceu com qualidade. Temos que ouvir quem conhece planejamento urbano. As medidas precisam ser tomadas em caráter definitivo, de Estado, para que não chegue outro prefeito e não dê continuidade”, analisou Amadeu.

O documento apresentado pela entidade é resultado de debates ocorrido no I e no II Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental promovidos, respectivamente em abril e agosto, em Brasília, pela Comissão de Política Urbana e Ambiental, com apoio da Comissão de Relações Internacionais e do Fórum de Presidentes do CAU.  Igualmente foram recebidas, entre os dois eventos, contribuições dos CAU/UF. Por fim, a Carta foi aprovada na 18ª Plenária Ampliada realizada em agosto.

De acordo com o plano de governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Manaus terá apenas dez secretarias municipais na gestão de Silas e coronel Amadeu. Uma delas será a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Assuntos Fundiários, que vai implantar o projeto Infra Manaus.

“Além de recuperar e ampliar os sistemas viários dos bairros, vamos realizar um diagnóstico do Plano de Saneamento Atual, estabilizar o sistema de abastecimento e distribuição da água, e adotar o modelo de energia solar em todas as novas obras do município, de modo que o excedente de energia produzido seja disponibilizado gratuitamente às comunidades carentes de Manaus”, resumiu Silas.

Mototaxistas

Ainda na tarde desta quinta, Silas se reuniu com lideranças de mototaxistas. Numa conversa aberta com a categoria, o candidato falou em melhorar o acesso dos concessionados, como taxistas e mototaxistas, para a resolução de seus problemas cotidianos. Silas ampliou a discussão e apresentou suas propostas para a mobilidade urbana.

“Vamos implantar de forma efetiva o BRT, modernizar a frota de ônibus e recriar a Integração Temporal, com integração entre o transporte terrestre e fluvial, e a Domingueira, com rota turística e fluvial para balneários”, assegurou Silas. “Vamos estabelecer transparência total na planilha de custos do transporte público e estimular a parceria através da Parceria Público Privada para a criação do transporte coletivo fluvial. Faremos investimentos em ciclovias e instituir bicicletários”, finalizou.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.