Amazonas Cultura

Quadra da Aparecida recebe o ´Bumbá Mania´, a partir de amanhã(20)

O ex-levantador de toadas anunciou, em redes sociais, o diagnóstico da doença - foto: divulgação
O ex-levantador de toadas anunciou, em redes sociais, o diagnóstico da doença - foto: divulgação
Redação
Escrito por Redação

Um passeio de triciclo pela Avenida Amazonas, o tacacá perto da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, o pôr do sol na Praça do Comunas… Tudo isso é a cara de Parintins, e o Bumbá Mania chega para matar a saudade, e já entrar no clima do Festival Folclórico, com festa que acontece amanhã, sexta-feira (20), a partir das 21h00, na quadra da Mocidade Independente de Aparecida, na rua Ramos Ferreira, em Aparecida.
De acordo com o idealizador do projeto, Helen Veras Filho, o objetivo é levar para o evento um pedacinho da Ilha Tupinabarana. “Quem já foi no Chapão? A pessoa vai se sentir em Parintins, com direito à recepção calorosa do Pai Francisco e Mãe Catirina! Uma verdadeira homenagem aos pontos turísticos no município. Um brinde ao Canta Galo, à Ilha Verde, o Comunas…”, adianta o compositor.

Para ele, o Bumbá Mania tem a missão de resgatar a cultura popular, resgatar toadas antológicas e, ao mesmo tempo, abrir espaço para bandas e cantores do gênero musical. “Reunimos grandes nomes da cena local com o objetivo de fortalecer o movimento bovino na capital amazonense, mantendo sua raiz e tradição”, destaca Veras.

Entre os artistas confirmados, estão: Arlindo Junior, Leonardo Castelo, Edilson Santana, Canto da Mata, Márcia Siqueira, Renato Freitas, P.A. Chaves, Prince do Boi, Carlinhos do Boi, Klinger Araújo, Carlos Batata, Fabiano Neves, Fabio Casagrande, Cláudio Tribal, Mara Lima, Paulinho Viana, Ricardo Lyra, Vanessa Alfaia, Kamayura, Robson Junior, Ianayra e Felipe Junior.

Os movimentos em Manaus (Movimento Marujada e Amigos do Garantido) terão seu espaço reservado na festa, assim como os grupos de dança dos dois bois e coordenadores de galeras. “Queremos valorizar o artista e a todos que se dedicam ao ritmo de boi bumbá. Compositores tanto do boi azul quanto do vermelho estão convidados e as portas estarão sempre abertas”, garante Hellen Veras.

A temporada “Bumbá Mania” está confirmada para todas as sextas-feiras, até o fim de julho deste ano.

Concursos e Comidinhas

Nesta sexta-feira, serão abertas as inscrições para dois concursos que prometem agitar a cena bovina manauara: Garota e ‘Gayrota’ Bumbá Mania. Segundo a organização, as eliminatórias devem acontecer nas próximas edições da festa. Em julho, dois novos concursos entram em cena: Tribos coreografadas e o Festival de Toadas.

E se o objetivo é trazer um ‘pedacinho’ de Parintins para a Quadra Soberana, não vai faltar tacacá nem bolinho de piracuí de pirarucu e bodó. “O evento é para toda família e esse resgate gastronômico faz parte do que pensamos para o Bumbá Mania. Que os jovens possam conhecer as rodas de toadas enquanto saboreiam as iguarias”, acrescenta um dos coordenadores gerais, Mailzon Mendes.

...e Márcia Siqueira, o tom Garantido/Foto: Divulgação

                                     …e Márcia Siqueira, o tom Garantido/Foto: Divulgação

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.