Amazonas Política

Quatro municípios do Amazonas passam a ser de interesses turísticos

Deputado Belarmino Lins(PMDB), autor da proposta/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Aprovados hoje, terça-feira (06), na Assembleia Legislativa do Amazonas, Projetos de Lei do deputado Belarmino Lins (PMDB) classificando Manicoré e Borba, no Vale do Rio Madeira, Eirunepé, no Vale do Juruá, e Itapiranga, no Baixo Amazonas, como municípios de interesse turístico.
“Os municípios possuem inquestionáveis vocações para o turismo e podem elevar muito suas receitas com suas potencialidades naturais, fazendo parte do calendário turístico do Estado”, comenta o parlamentar, exaltando, por exemplo, Manicoré, pertencente à mesorregião do Madeira, com uma população de 48.373 habitantes e com destaque cultural para o Festival de Quadrilhas e a Festa do Açaí.

Ele também destaca Borba, no Madeira, fundado em 1728 e que sobressai no cenário nacional por possuir a 12ª Basílica do Brasil, a única no Amazonas e a quinta da América Latina que abriga os fragmentos dos restos mortais de Santo Antônio. O município é internacionalmente conhecido pelos Festejos de Santo Antônio de Borba, a ocorrer entre 1º e 13 de junho de cada ano.

Segundo Belarmino, outro município com inegáveis vocações turísticas é Eirunepé, localizado no Alto Juruá e que pontifica por suas belas praias, ilhas, igarapés e lagos. Seus principais atrativos culturais são a Festa do Açaí, Festival Folclórico e a Festa de São Francisco de Assis, padroeiro municipal.

Sobre Itapiranga, situado no Baixo Amazonas e banhado pelo Rio Urubu e pelo Paraná de Itapiranga, Belarmino enfatiza o grande evento católico de culto a Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz, em cada dia 2 de cada mês. “Nessa data, os fiéis vão em romaria até o Santuário de Itapiranga reverenciar Nossa Senhora, nossa mãe suprema”, diz Belão.

Hino Nacional Brasileiro

Também, hoje, a Aleam aprovou outra propositura de Belarmino Lins, eta que obriga a inserção das letras do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Estado do Amazonas nos materiais didáticos impressos às expensas do erário estadual. “Os símbolos nacionais ensinam o patriotismo, ensinam ao ser humano a lição de uma socialização compartilhada. Assim, o Hino Nacional expressa o nosso amor ao nosso País e, com relação ao Hino do Amazonas, nossa propositura pretende tornar o Hino verdadeiramente respeitado e mais conhecido entre os estudantes amazonenses”.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.