Economia

Realizada a 46ª reunião do Capda

Redação
Escrito por Redação

A 46ª Reunião Ordinária do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), realizada nesta sexta-feira (16), na sede da SUFRAMA, aprovou a avaliação de desempenho de quatro instituições, além de autorizar um credenciamento e um descredenciamento.A reunião foi presidida pelo secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e coordenador do Capda, Marcos Vinícius de Souza, e contou com a participação do superintendente da SUFRAMA, em exercício, Gustavo Igrejas, e dos comitentes que representam os órgãos de pesquisa e fomento, órgãos governamentais e as classes produtoras e científicas integrantes do Comitê.

O Capda homologou as avaliações de desempenho de quatro instituições credenciadas: a Ayty, incubadora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam); a Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (Sidia); o Instituto Ambiental e Tecnológico da Amazônia (Iatecam) e Fundação de Medicina Tropical do Amazonas – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV). O Comitê autorizou ainda o descredenciamento da Fundação Rede Amazônica e o credenciamento do Instituto Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia de Software (ICTS).

Outra decisão foi a aprovação da mudança da coordenação dos projetos prioritários “Parque Tecnológico de Software Japiim” e o “Caboclo Sem Fronteiras”. Eles deixam de ser coordenados pela Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol) e passam para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Os comitentes definiram ainda o cumprimento do percentual mínimo de 2% de doutores para as instituições científicas e de inovação tecnológica credenciadas. Foi determinado também um prazo de carência de cinco anos para as instituições novas e de um ano para as que já estão atuando.

Agenda

Os comitentes elogiaram a retomada da continuidade das reuniões do Capda e ficou definido que na véspera da terceira reunião ordinária do ano, dia 9 de dezembro, será realizado um workshop para discussão das áreas estratégicas nas quais estarão circunscritos os projetos prioritários.

Workshop

Na quinta-feira (15), no auditório da autarquia, foi realizado um workshop para apresentação da atual situação dos Programas Prioritários instituídos pelo Capda. O evento contou com a participação de técnicos da Coordenação-Geral de Gestão Tecnológica da autarquia (CGTEC/SUFRAMA), além do gerente de projetos da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luciano de Sousa, representantes da Academia, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de entidades coordenadoras e executoras dos Programas Prioritários.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.