Política

Rebecca Garcia está intensificando atuação da SUFRAMA no Estado do Acre

Rebecca em palestra/Fotos: Márcio Gallo e Assessorias de Comunicação
Rebecca em palestra/Fotos: Márcio Gallo e Assessorias de Comunicação
Redação
Escrito por Redação

Com o objetivo de espraiar os conhecimentos acerca da legislação pertinente ao projeto Zona Franca Verde (ZFV) e sua implementação no Estado do Acre, a titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Rebecca Garcia, participou do “I Workshop – Oportunidades e Desafios para a Indústria Acriana”, realizado nesta sexta-feira (3) no auditório da Federação das Indústrias do Estado (Fieac). Estavam presentes ao evento o presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro da Silva, o senador Gladson Cameli (PP/AC), e o presidente da Federação do Comércio do Acre (Fecomércio/AC), Leandro Domingos, além de outros representantes de instituições da região.
Em sua apresentação, a superintendente Rebecca Garcia aprofundou as informações referentes ao projeto ZFV e de que maneira ele pode gerar benefícios para as Áreas de Livre Comércio (ALCs) localizadas dentro da área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Um dos detalhes mais importantes da ZFV – a questão da preponderância da utilização de matérias primas regionais – foi apontado pela superintendente como forma de agregar valor aos produtos locais, além de permitir a geração de emprego e renda.

Rebecca Garcia ainda comentou sobre a iniciativa da autarquia em restabelecer o caráter desenvolvimentista da SUFRAMA com o advento da Zona Franca Verde, que beneficiará diretamente todos os Estados cobertos pelo modelo ZFM. “Nesses quase 50 anos de SUFRAMA, nós temos pela primeira vez uma ferramenta que está direcionada aos outros Estados da Amazônia Ocidental e o Amapá, que é o incentivo fiscal para produtos fabricados à base de matéria prima regional. É uma oportunidade de acelerar a indústria nas Áreas de Livre Comércio”, ressaltou Rebecca.

A atuação da SUFRAMA em obras que promoveram desenvolvimento ao Acre foi lembrada pelo presidente da Federação de Comércio do Acre (Fecomércio/AC), Leandro Domingos, que afirmou que “o Acre é muito grato à SUFRAMA. Reconhecemos a importância da autarquia para a nossa região e jamais esqueceremos que, na criação da Universidade Federal do Acre (Ufac), esta autarquia foi uma das responsáveis pelo financiamento de um grande número de blocos daquela universidade. A Ufac é motivo de grande orgulho ao povo desse Estado”

O senador Gladson Cameli (PP/AC) também prestigiou o Workshop e comentou sobre a importância da ZFV para o Acre. “A Zona Franca Verde é um passo fundamental para o nosso Estado. Precisamos criar oportunidades, construir pontes. Precisamos aquecer o mercado interno, gerar emprego e renda. E a Zona Franca Verde vai nos levar nesse sentido”, finalizou Cameli.

Reuniões
Após o workshop, a superintendente reuniu-se com a diretoria da Federação das Indústrias do Acre e parceiros institucionais da SUFRAMA no Estado. Na ocasião, foram tratados assuntos com vistas ao fortalecimento da indústria acriana, bem como a ampliação da atuação da autarquia no Estado.

Neste encontro, Paulo Santoyo, presidente da empresa Dom Porquito – que usufrui dos incentivos fiscais da ALC de Brasileia/Epitaciolândia –, fez questão de destacar a importância do trabalho da SUFRAMA para o desenvolvimento regional. “Sem os incentivos administrados pela autarquia e sem o trabalho realizado pelos técnicos da SUFRAMA, ficaria inviável nos instalarmos na região e levarmos oportunidades de geração de emprego e renda na Área de Livre Comércio”, comentou Santoyo.

Em seguida, a superintendente realizou visita ao Instituto Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Tecnologia/Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (IST/Cetemm/AC), onde foi recepcionada pela diretora Tânia Lúcia que demonstrou alguns dos produtos fabricados por artesãos locais a partir de matéria prima regional.

Visita Institucional
A superintendente Rebecca Garcia, acompanhada pelo coordenador regional da SUFRAMA em Rio Branco, João de Deus, e pela coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Ana Maria Souza, ainda realizou uma visita à vice-governadora do Estado, Nazareth Araújo, para estreitar a relação entre a autarquia e o governo local. Na oportunidade, a superintendente solicitou um espaço na Organização de Centrais de Atendimento (OCA), do governo do Estado, para que a SUFRAMA possa se inserir no local, que reúne diversas instituições que prestam serviços públicos. Dessa forma, a autarquia poderá atuar na divulgação da Zona Franca Verde a um público especializado, além de ampliar o atendimento realizado pelos técnicos da SUFRAMA em Rio Branco.

Rebecca Garcia ainda conheceu a sede da Superintendência em Rio Branco para identificar as principais necessidades da instituição no Acre. À noite, participou de encontro com empresários locais na Fecomércio para ouvir demandas com foco no aprimoramento do desenvolvimento da atividade comercial no Estado.

Entrevistas
Durante sua estada em Rio Branco, a superintendente da SUFRAMA ainda concedeu entrevistas a dois veículos de comunicação locais. A Zona Franca Verde e as ações da autarquia na região foram os temas que nortearam os questionamentos da imprensa.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.