Amazonas Economia

Recuperação do PIM é tema de encontro entre José Melo e o novo Cônsul do Japão

Melo recebe novo Cônsul Shuji Goto, do Japão/Foto: Joel Arthus
Redação
Escrito por Redação

O novo cônsul geral do Japão, em Manaus, Shuji Goto, acompanhado do cônsul geral adjunto Takahiro Iwato, visitou ontem (17), o governador do Amazonas, José Melo, visita que não serviu apenas, para dar as boas vindas ao novo representante da nação nipônica, mas, também, para abordar a necessidade urgente de recuperação do Polo Industrial de Manaus, bem como apresentar o projeto governamental que propõe uma nova matriz econômica para o Estado. Com se sabe, com 32 empresas, o Japão é o país estrangeiro com a maior presença na Zona Franca de Manaus.
E por fim, o assunto mais leve da visita: a vinda da seleção japonesa de futebol masculina, que vai disputar a primeira fase do Torneio Olímpico na Arena da Amazônia, ao lado da Suécia e Colômbia, nos dias 4 e 7 de agosto próximos.

José Melo ressaltou as boas relações e a forte presença japonesa no Amazonas que possui uma das maiores colônias nipônicas do Brasil, desde o século passado. No começo, com o plantio e beneficiamento da juta, o que ajudou a recuperar a economia do Estado após a derrocada da borracha e agora com a era industrial.

Estima-se que 160 mil descendentes e imigrantes japoneses vivam no Amazonas. O Governo do Estado mantém com o Consulado do Japão uma importante parceria que resultou na inauguração, no início de 2016, da primeira escola pública de educação básica de ensino bilíngue de japonês e português do Brasil.

São relações que, segundo o governador José Melo, farão do Torneio Olímpico em Manaus uma grande festa e uma acolhida das mais calorosas à delegação japonesa.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.