Amazonas Cidades Saúde

Referência em pré-natal de alto risco, Maternidade Nazira Daou completa 14 anos

Maternidade referência em pré-natal de alto risco/Foto: Arquivo
Maternidade referência em pré-natal de alto risco/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação
Maternidade referência em pré-natal de alto risco/Foto: Arquivo

                   Maternidade referência em pré-natal de alto risco/Foto: Arquivo

Ao completar 14 anos de funcionamento, a Maternidade Nazira Daou, integrante da rede estadual de saúde do Amazonas, registrou nesse período, o nascimento de, aproximadamente, 70 mil crianças, sendo pioneira na implantação de um programa de planejamento familiar e na instalação da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), realizando uma média de 210 mil procedimentos médicos por ano, indicadores que apontam alta eficiência e produtividade.
Equipada com 66 leitos de pré-parto, parto e puerpério, a maternidade Nazira Daou possui ainda quatro leitos de UTI, quatro leitos de UCI e outros seis destinados ao programa Canguru, voltados para crianças prematuras. Além disso, a maternidade é uma das referências no Amazonas no atendimento de pré-natal de alto risco.

“São 14 anos de vitória. Fomos a primeira maternidade na região Norte do país a instituir e instalar a ouvidoria do SUS, a primeira no Brasil a ter certificação internacional da ISO 9001, estamos aqui respondendo as ações de saúde não só para a região Norte, mas também para a área indígena dos municípios mais próximos, recebemos clientes de todo o Estado do Amazonas”, afirmou o diretor da unidade, José Menezes.

Mãe da pequena Ana Cecília, de apenas 4 dias, a dona de casa Jucilene Ferreira, 26 anos, está satisfeita com o acompanhamento na maternidade. A criança nasceu prematura, de oito meses, e agora vem sendo acompanhada dentro do método Canguru. “O atendimento é muito bom, na UTI, no Canguru, os enfermeiros são sempre muito bem atenciosos com a gente e com os bebês”, disse.

Outro serviço de destaque na Nazira Daou é o programa de Planejamento Familiar, com orientação especializada, entrega de preservativos, anticoncepcionais e a realização de cirurgias como vasectomia. “Temos um ambulatório onde funciona o programa da Susam. Aqui a gente recebe as mães que querem fazer o planejamento da família, temos a anticoncepção oral, intravenosa, como também o Dil, a laqueadura tubária e a vasectomia para o homem”, ressaltou Menezes.

Comemoração registra a passagem do evento/Foto: Nathalie Brasil

                           Comemoração registra a passagem do evento/Foto: Nathalie Brasil

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.