Amazonas Cidades

Regiões do centro e do sul do AM recebem visitas do Ipaam

Equipes de queimadas visitam Regiões do Centro e Sul do AM/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Na próxima terça-feira (04), a equipe de Educação Ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), viaja para os municípios de Maués, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, no centro do Amazonas. Nos dias 17 a 21 de outubro, a equipe se dividirá entre a área rural de Manicoré e Boca do Acre.
Para atingir as populações urbanas e rurais, o Ipaam vem realizando palestras, reuniões, distribuição de folders educativos, além de visitas às feiras, instituições públicas e privadas e comércios para afixação de cartazes da campanha “Você também é responsável – Diga não ao fogo” que alerta sobre os riscos de queimadas no Estado do Amazonas.

Resultado positivo – No município de Uarini, no centro do Amazonas, a queimada e fumaça na área urbana e rural diminuíram de forma significante. Foram plantados cerca de 200 hectares de mandioca usando o novo método de adubação no plantio que exclui o uso do fogo. O uso do sistema agrícola Tipitamba está sendo amplamente executada no município, a técnica consiste em cortar e triturar as folhas e raízes no solo criando adubo natural para o plantio.

A cidade tem sido um destaque entre as regiões que receberam a campanha educativa da equipe do Ipaam. “As queimadas são tradicionais, passam de pai para filho. Porém, muitas pessoas não sabem os prejuízos da queimada. Eu explico que polui o meio ambiente, fecha aeroportos, causa acidentes nas rodovias, dificulta a navegação nos rios, é prejudicial à saúde e diminui a fertilidade do solo”, explicou Paulo Libeck, analista ambiental do Ipaam, responsável pelas palestras no interior.

Equipes de queimadas visitam Regiões do Centro e Sul do AM/Foto: Divulgação

Equipes de queimadas visitam Regiões do Centro e Sul do AM/Foto: Divulgação

Estratégias de divulgação – Nos municípios, com a participação das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, os técnicos do Ipaam visitam as rádios e falam sobre a campanha, sua importância e orientam a população para evitar queimadas e desmatamento no período de verão amazônico, quando o tempo é mais seco.

As ações educativas fazem parte do Plano de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas no Amazonas, do qual participam também Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Batalhão de Incêndios Florestais, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado, secretarias municipais de meio ambiente, secretarias municipais de educação, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.