Amazonas Política

Revitalização da BR-319 é discutida em reunião do Parlamento Amazônico

Deputado Francisco Souza(PTN), defene recuperação da BR-319/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Durante a VII Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico, que foi realizada em Belém, hoje, quinta-feira (19), o Deputado Estadual Francisco Souza (PTN), pediu mobilização aos outros parlamentares da Amazônia, em favor da recuperação da BR-319, uma revitalização que irá beneficiar toda região Norte.

“Estou articulando para apressar a recuperação da BR-319, sem esquecer a Ponte sobre o Rio Solimões, que diminuirá o tempo e a distância na estrada, e que nos ligará ao Brasil”, disse Souza.

Ele destacou, ainda, que apesar do momento de crise econômica que afeta o País e o Amazonas, a mobilização para a construção da ponte Solimões e recuperação da BR-319 irá continuar. “Agora estamos nessa crise, mas é uma fase que o País vai passar e essa mobilização tem o objetivo de deixar o projeto em evidência. Quando estivermos prontos para novos investimentos e obras, essa construção não será esquecida”, disse.

Francisco Souza ressaltou que, com o anúncio em abril de que a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos, assinou o licenciamento para manutenção da BR-319 que liga Manaus a Porto Velho, a ponte se torna fundamental para ligação do Amazonas.

O Ibama concedeu a autorização para reparos do trecho do meio (entre os quilômetros 250 e 655,7). De acordo com o Instituto, a licença é válida por um ano a partir da data de emissão.

O deputado ainda questionou o Presidente do Banco da Amazônia (Basa), Marivaldo Gonçalves, sobre o Fundo Amazônico. Para Souza, os investimentos são baixos e burocráticos para região.

Segundo o presidente do Basa, o Banco compromete-se discutir mais de perto os investimentos para o Amazonas. “Devido à crise, o Banco não aplicou em 2015, mas pretende pulverizar os investimentos no Amazonas em 2016”, respondeu Marivaldo. Ele ainda destacou que o Amazonas não despertou para o setor primário e microempresa.

O Parlamento Amazônico é uma entidade que congrega os legislativos estaduais da região. Os deputados reúnem-se, regularmente, sempre em capitais da região e discutem soluções para problemas enfrentados pelos mais de 27 milhões de habitantes que vivem na região.

O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Além do deputado Souza, a comitiva parlamentar amazonense contou com os deputados Sinésio Campos (PT), Dr. Gomes (PSD), Luís Castro (REDE), Carlos Alberto (PRB), Bi Garcia (PSDB), Dermilson Chagas (PEN), Adjunto Afonso (PDT) e Bosco Saraiva (PMDB).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.