Amazônia Rondônia

RO: Semusa confirma raiva em morcego na capital; vacinação é marcada

CONFIRMA-RAIVA-EM-MORCEGO--RO
Redação
Escrito por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou nesta sexta-feira que confirmou a presença do vírus da raiva em um morcego na área urbana da Capital. O animal insetívoro (que se alimenta de insetos) foi capturado na residência de um técnico da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), localizada no bairro Industrial, e levado ao Estado de Goiás para realização do exame que confirmou a presença do vírus no dia 7 de agosto.

O diretor do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), Rodrigo Golin, alerta que, mesmo que sejam em sua maioria animais que se alimentam de insetos ou frutos, ao encontrar morcegos nas residências, jamais se deve capturá-los. Em vez disso, é recomendável que a pessoa que encontrou o morcego ligue imediatamente para o DCZ por meio dos telefones (69) 3901-2878 e (69) 3901-2874 para que os técnicos do departamento tomem as medidas cabíveis.

Ele afirma ainda que a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos deverá acontecer no dia 5 de setembro, de 8h às 17h, em diversos postos de vacinação por toda a cidade, como escolas municipais e estaduais. Por não ter cura, a medida mais eficaz de controle e combate à raiva é a vacinação de cães e gatos contra o vírus, evitando assim a ocorrência de casos da doença que pode levar à morte.

A raiva, ou hidrofobia, é uma doença viral que atinge o sistema nervoso central de mamíferos, especialmente cães e gatos nas zonas urbanas, mas que pode ser transmitida aos seres humanos pelo contato com a saliva do animal infectado. Por isso, a mordida é o principal meio de infecção. Dentre as 138 espécies de morcegos existentes no Brasil, a transmissão da raiva pode acontecer apenas por meio de 3 espécies hematófagas (que se alimentam de sangue), acometendo principalmente bovinos.

Fonte: RONDONIAGORA

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.