Amazônia Rondônia

RO: Usina Jirau se torna a 3ª maior geradora de energia do país

O funcionamento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
O funcionamento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)/Foto: Divulgação

O funcionamento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)/Foto: Divulgação

A Usina Hidrelétrica Jirau (UHE) colocou em funcionamento a 45ª turbina das 50 que fazem parte do projeto e se tornou a terceira maior geradora de energia do Brasil. O funcionamento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta sexta-feira (16). Segundo a concessionária Energia Sustentável do Brasil (ESBR), em Porto Velho, com a ativação da nova turbina a capacidade de produção da hidrelétrica no Rio Madeira aumentou para 3.375 megawatts.

Conforme a direção de operação da usina, não foi necessário ampliar o nível do reservatório da usina ou qualquer dinâmica ambiental e social da região para o funcionamento da 45ª turbina. Atualmente a Jirau conta com 90% da sua capacidade de produção e, até novembro deste ano, outras cinco turbinas vão entrar em operação.

O empreendimento possui em seu projeto 50 turbinas do tipo bulbo, com capacidade total 3.750 megawatts, o que representa 3,7% de toda energia hidrelétrica disponível no país. A produção é suficiente para abastecer mais de 40 milhões de pessoas.

De acordo com a usina, além de fornecer eletricidade para Sistema Interligado Nacional, a Jirau abastece o Sistema Acre-Rondônia. Isto está sendo feito pelo conjunto back-to-back, instalado na subestação coletora, em Porto Velho.

Primeira turbina
A Usina Hidrelétrica Jirau começou a operar comercialmente no dia 6 de setembro de 2013 e a primeira máquina da hidrelétrica a ser colocada em operação comercialmente foi a unidade geradora 29.

(JARU ON LINE)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.