Amazônia Roraima

Roraima aumenta PIB e está em 13º lugar

Redação
Escrito por Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da pesquisa de Contas Regionais do Brasil referentes aos anos de 2010 a 2013.

Os cinco menores PIBs brasileiros são de estados da Região Norte, Roraima (em 27o), seguido do Acre (26o), Amapá (25o), Tocantins (24o) e Rondônia (23o), representando em conjunto 1,7% do PIB brasileiro.

De acordo com os dados, Roraima continua sendo o menor PIB do país ficando em 27º lugar, com participação de 0,2 na economia.

Segundo o IBGE, em 2013, o Brasil cresceu 3,0% em volume quando comparado ao ano de 2012. Este crescimento foi impulsionado pela Agropecuária que cresceu 8,4%.

O melhor desempenho de 2013 foi do Estado do Rio Grande do Sul, que cresceu 8,2%, influenciado pela Agricultura, Roraima está com desempenho acima da média pois cresceu 5,9%.

Em relação ao PIB per capita, Roraima cresceu um ponto aumentando o PIB (Produto Interno Bruto) desde o início do estudo em 2011.

Porém, quando dividido pela população de 469 mil habitantes, geram renda per capita de R$ 18.499,00, a 13º maior do Brasil.

O fato de Roraima subir na 13ª colocação do ranking brasileiro de renda per capita – indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região (trata-se da soma dos salários de toda a população dividida pelo número de habitantes) e consiste na divisão da Renda Nacional, Produto Nacional Bruto (PNB) menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos pagos pela sua população.

Roraima apresenta renda per capita de R$ 18.495 e está atrás apenas do Amazonas, ficando à frente de todos os outros estados do Norte e Nordeste.

(Folha Boa Vista)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.