Amazônia Roraima

Roraima completa 28 anos hoje sem realização de festa

Roraima completa 28 anos
R. Saraiva
Escrito por R. Saraiva

Diferente do que ocorre em todos os anos, quando a programação em alusão ao aniversário de Roraima é repleta de eventos festivos, como entrega de medalhas e honrarias, exposições, corridas de rua e shows com atrações nacionais, a celebração de 28 anos do Estado, nesta quarta-feira, 05, passará em branco.

A explicação dada pelo Governo do Estado foi que a situação financeira de Roraima, agravada pela crise econômica no País, impediu a realização de eventos festivos em alusão ao aniversário do Estado. Justificou que a atual situação de crise enfrentada por Roraima, por conta da queda de repasses do Fundo de Participação dos Estados, somada às tentativas de negociação da dívida com a União, fez com que a equipe governamental optasse por não realizar eventos em comemoração à data.

A mesma alegação foi utilizada no anúncio do adiamento da 40ª Exposição Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), que estava, inicialmente, prevista para ocorrer de 05 a 12 de outubro no Parque de Exposições Dandãezinho, na zona Rural da Capital, mas foi transferida para o período de 25 de novembro a 04 de dezembro.

Roraima completa 28 anos

Roraima completa 28 anos

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) enviou recomendações para que Estado e municípios adotassem medidas que visassem o equilíbrio das contas públicas, entre elas evitar a realização de festas e eventos comemorativos.

Por conta da crise financeira e os recorrentes atrasos em algumas prefeituras nos pagamentos de fornecedores, folha de pagamento e, no caso do Executivo, sucessivos atrasos no repasse do duodécimo aos órgãos autônomos, o TCE determinou que as administrações reduzissem gastos. A medida do órgão começou a ser cumprida de forma imediata e abrange três questões, entre elas: evitar despesas com festas e eventos comemorativos, inclusive festas tradicionais, como arraial e o carnaval do próximo ano.

O Governo do Estado informou que a governadora Suely Campos, diante do compromisso de gerir o Estado priorizando o crescimento econômico e o desenvolvimento social, encontra-se em Brasília, onde teve reuniões com os governadores do Norte, Nordeste e Centro Oeste, com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros; com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia e com o presidente da República, Michel Temer, em busca de soluções para a crise financeira que aflige todos os setores da administração pública, com a consequente retomada da economia.

(Folha BV)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.