Amazônia Roraima

Roraima completa 28 anos hoje sem realização de festa

Roraima completa 28 anos
Roraima completa 28 anos
Redação
Escrito por Redação

Diferente do que ocorre em todos os anos, quando a programação em alusão ao aniversário de Roraima é repleta de eventos festivos, como entrega de medalhas e honrarias, exposições, corridas de rua e shows com atrações nacionais, a celebração de 28 anos do Estado, nesta quarta-feira, 05, passará em branco.

A explicação dada pelo Governo do Estado foi que a situação financeira de Roraima, agravada pela crise econômica no País, impediu a realização de eventos festivos em alusão ao aniversário do Estado. Justificou que a atual situação de crise enfrentada por Roraima, por conta da queda de repasses do Fundo de Participação dos Estados, somada às tentativas de negociação da dívida com a União, fez com que a equipe governamental optasse por não realizar eventos em comemoração à data.

A mesma alegação foi utilizada no anúncio do adiamento da 40ª Exposição Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), que estava, inicialmente, prevista para ocorrer de 05 a 12 de outubro no Parque de Exposições Dandãezinho, na zona Rural da Capital, mas foi transferida para o período de 25 de novembro a 04 de dezembro.

Roraima completa 28 anos

Roraima completa 28 anos

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) enviou recomendações para que Estado e municípios adotassem medidas que visassem o equilíbrio das contas públicas, entre elas evitar a realização de festas e eventos comemorativos.

Por conta da crise financeira e os recorrentes atrasos em algumas prefeituras nos pagamentos de fornecedores, folha de pagamento e, no caso do Executivo, sucessivos atrasos no repasse do duodécimo aos órgãos autônomos, o TCE determinou que as administrações reduzissem gastos. A medida do órgão começou a ser cumprida de forma imediata e abrange três questões, entre elas: evitar despesas com festas e eventos comemorativos, inclusive festas tradicionais, como arraial e o carnaval do próximo ano.

O Governo do Estado informou que a governadora Suely Campos, diante do compromisso de gerir o Estado priorizando o crescimento econômico e o desenvolvimento social, encontra-se em Brasília, onde teve reuniões com os governadores do Norte, Nordeste e Centro Oeste, com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros; com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia e com o presidente da República, Michel Temer, em busca de soluções para a crise financeira que aflige todos os setores da administração pública, com a consequente retomada da economia.

(Folha BV)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.