Amazonas Esportes

Rosberg faz a pole na Bélgica; Hamilton e Alonso largam na última fila

Nico Rosberg larga em primeiro na Bélgica/Foto: Reuters
Nico Rosberg larga em primeiro na Bélgica/Foto: Reuters
Redação
Escrito por Redação
Nico Rosberg larga em primeiro na Bélgica/Foto: Reuters

                               Nico Rosberg larga em primeiro na Bélgica/Foto: Reuters

Nico Rosberg deixou a ameça de Red Bull e Ferrari, que chegaram a liderar os treinos livres, para trás e colocou a Mercedes na ponta no grid de largada para o GP da Bélgica. O alemão superou Max Verstappen por menos de dois décimos. Os dois, contudo, terão estratégias diferentes, uma vez que Rosberg vai largar com os pneus macios, mais duráveis, e o holandês sai com os supermacios.
Kimi Raikkonen, da Ferrari, vai largar em terceiro, ao lado de Daniel Ricciardo, da Red Bull. Quem andou bem foi a Force India, com o sexto e sétimo lugares. O time indiano andou bem na classificação e deixou as Williams, com as quais briga pela quarta colocação no campeonato, para trás. Valtteri Bottas fez o sexto melhor tempo e Felipe Massa ficou com a décima colocação no grid.

Punido pela troca de motor de sua Mercedes, Lewis Hamilton vai largar da última fila, junto de Fernando Alonso, que também foi penalizado pelo mesmo motivo. Felipe Nasr, da Sauber, sairá da 16ª colocação no GP que tem largada às 9h do domingo, pelo horário de Brasília.

Q1
Com Nico Rosberg apenas usando os pneus macios e Lewis Hamilton sem tempos competitivos, uma vez que já sabia que largaria no fundo do pelotão, Felipe Massa foi o mais rápido na primeira parte da classificação, seguido por Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen.

Hamilton acabou ficando com o pior tempo, na frente apenas de Alonso, que sofreu uma quebra logo na primeira saída com a McLaren e não marcou tempo. Os dois, contudo, já sabiam que dividiriam a última fila devido a suas punições.

Ambos foram eliminados junto de Marcus Ericsson, Daniil Kvyat, Esteban Ocon e Felipe Nasr, que ficou a apenas 48 milésimos de uma vaga no Q2 e vai largar na 16ª colocação, sendo beneficiado por uma punição a Esteban Gutierrez, que perdeu cinco posições no grid por ter atrapalhado Wehrlein.

Q2
Na segunda parte do treino, Nico Rosberg fez o melhor tempo mesmo usando o pneu macio, com o qual terá de largar na corrida. As Ferrari também seguiram a mesma tática. Na Red Bull, a opção foi por dividir as estratégias, com Ricciardo fazendo o Q2 com o macio e Verstappen, com os supermacios, assim como todos os demais pilotos.

O holandês foi o segundo mais rápido, à frente das Ferrari, Force India e Williams e de Jenson Button, que conseguiu se colocar no top 10. Com isso, foram eliminados os dois pilotos da Haas, Renault, Carlos Sainz e Pascal Wehrlein, que vai largar em uma boa 15ª colocação com a Manor.

Q3

Verstappen começou a última parte da classificação andando forte, mas não foi o suficiente para superar o tempo de Nico Rosberg. Outro que também vinha veloz era Kimi Raikkonen, mas o finlandês errou sua volta e saiu da pista, tendo de arriscar tudo na última volta. O risco deu certo para o piloto da Ferrari, que conseguiu a terceira colocação já com o cronômetro zerado.

Enquanto isso, seu companheiro Sebastian Vettel brigava com o carro e reclamava da falta de aderência na traseira. O alemão fez o quarto melhor tempo.

No caso da Williams, um problema no motor impediu que ambos os pilotos utilizassem o modo de classificação, fazendo com que andassem com menos potência. Com isso Valtteri Bottas não passou da oitava colocação e Felipe Massa, da décima, perdendo inclusive para Jenson Button, da McLaren.

Confira os tempos da classificação do GP da Bélgica

1. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m 46.744s
2. Max Verstappen HOL Red Bull-TAG 1m 46.893s
3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 46.910s
4. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 47.108s
5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG 1m 47.216s
6. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 47.4072
7. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 47.543s
8. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 47.612s
9 Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 48.114s
10. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 48.263s

11. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 48.316s
12. Kevin Magnussen DIN Renault-Renault 1m 48.485s
13. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari 1m 48.598s*
14. Jolyon Palmer ING Renault-Renault 1m 48.888s
15. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari 1m 49.038s
16. Pascal Wehrlein ALE Manor-Mercedes 1m 49.320s

17. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 48.949s
18. Esteban Ocon FRA Manor-Mercedes 1m 49.050s
19. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari 1m 49.058s
20. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 49.071s*
21. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 50.033s*
22. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda Sem tempo*

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.