Amazonas Destaques Esportes

Rosberg faz a sexta pole seguida e larga na frente em Abu Dabi

Pelo sexta vez seguida, Nico Rosberg fez o melhor tempo na classificação e vai largar na ponta na última prova da temporada da Fórmula 1, em Abu Dhabi. Seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, teve de se contentar com o segundo lugar. O terceiro posto ficou com Kimi Raikkonen, da Ferrari. O finlandês superou, na última tentativa, a surpresa do treino, Sergio Perez, que larga em quarto.
O treino foi marcado por um erro estratégico da Ferrari, que fez com que Sebastian Vettel terminasse apenas em 16º.

Entre os brasileiros Felipe Massa foi o oitavo e Felipe Nasr larga em 14º. O piloto da Williams andou na frente do companheiro Valtteri Bottas pela maior parte do treino, mas não foi bem na parte final do treino.

Q1
Enquanto as Mercedes não quiseram arriscar e logo foram à pista com os supermacios para cravar logo os dois primeiros tempos, as Ferrari preferiram guardar e fizeram seus tempos usando os macios, que são cerca de 1s2 mais lentos.

Enquanto isso, as Sauber e as McLaren brigavam para ver quem passaria à segunda parte da classificação.

Porém, a estratégia da Ferrari provou ter sido errada. Raikkonen conseguiu ficar no top 10 mesmo só usando os macios, mas Vettel teve de voltar à pista e, mesmo assim, não conseguiu passar para o Q2, abortando sua volta rápida de maneira equivocada.

Fernando Alonso, por sua vez, vinha com setores bons o suficiente para se safar, mas teve um furo no pneu e não conseguiu completar a volta. Já Marcus Ericsson teve um problema em sua Sauber e não fez a última volta rápida.

Assim, ficaram no Q1 Vettel, Alonso, Ericsson, Stevens e Merhi.

Q2
As Mercedes repetiram a estratégia de usar pneus supermacios novos e garantir os dois primeiros lugares logo no início da segunda parte do treino, enquanto os demais optavam pela tática normal, com uma tentativa com os supermacios usados e outra, com os jogos novos.

A única exceção, claro, era Raikkonen, que também usou os supermacios novos. Porém, o finlandês ficou a 0s8 do líder.

Após as primeiras tentativas, Hamilton foi o primeiro, seguido por Rosberg e Raikkonen. Massa foi o oitavo, sempre à frente do companheiro Bottas, e Nasr, o 14º. O brasileiro estavam entre os eliminados junto das Lotus, Carlos Sainz e Button.

Mesmo não tendo feito uma boa segunda tentativa, Massa se salvou, passando em nono para o Q3. Quem foi bem no finalzinho da segunda parte do treino foi Perez, que pulou para terceiro.

Ao final da sessão, ficaram pelo caminho Max Verstappen, Button, Maldonado, Nasr e Romain Grosjean, que teve problemas com sua Lotus e não marcou tempo no Q2.

Q3
Após as primeiras tentativas da parte final do treino, Rosberg virou o jogo e foi mais de dois décimos mais rápido que Hamilton, com Perez em um surpreendente terceiro lugar, a apenas 446 do primeiro colocado. Massa não fez uma boa volta e foi o sétimo, sendo superado por Bottas pela primeira vez no treino.

Na segunda tentativa, Hamilton chegou a tomar a pole provisória de Rosberg, mas o alemão demonstrou a grande fase que vive e bateu o tempo do companheiro e colocando quatro décimos de vantagem. Raikkonen superou Perez e vai largar em terceiro, à frente do mexicano. Ricciardo, Bottas, Hulkenberg, Massa, Kvyat e Sainz fecham o top 10.

O GP de Abu Dhabi terá largada às 11h pelo horário de Brasília e será transmitido pelo Placar UOL Esporte.

Resultado da classificação do GP de Abu Dhabi

1. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m 40.237s
2. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 40.614s
3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 41.051s
4. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 41.184s
5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault 1m 41.444s
6. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 41.656s
7. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 41.686s
8. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 41.759s
9. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault 1m 41.933s
10. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault 1m 42.708s

11. Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault 1m 42.521s
12. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 42.668s
13. Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes 1m 42.807s
14. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 43.614s
15. Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes sem tempo

16. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 42.941s
17. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 43.187s
18. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 43.838s
19. Will Stevens ING Manor Marussia-Ferrari 1m 46.297s*
20. Roberto Merhi ESP Manor Marussia-Ferrari 1m 47.434s(UOL)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.