Amazônia Roraima

RR: Ipem fiscaliza lojas de brinquedos na Capital

Redação
Escrito por Redação

Em razão da comemoração do Dia das Crianças na próxima segunda-feira, 12, o Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem) iniciou na manhã desta quinta-feira, 08, uma fiscalização em estabelecimentos que comercializam brinquedos.Serão cerca de 20 lojas inspecionadas por fiscais do Ipem, na periferia e Centro de Boa Vista. A ação terá a duração de dois dias e termina na sexta-feira, 09.

 
Durante a fiscalização, serão verificados se os produtos possuem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), se as informações do produto estão descritas em português ou em caso de língua estrangeira, que haja tradução e o selo de advertência que informa como deve ser feito o uso do produto e faixa etária apropriada.

Conforme o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem, Alfredo Gadelha, caso seja encontrada alguma desconformidade, o produto será apreendido e levado ao Ipem. “A partir daí, nós damos um prazo de dez dias para o comerciante mostrar os documentos como nota fiscal e faturas”, relatou.

Caso seja constatada a irregularidade, o produto será destruído ou doado para alguma instituição beneficente, dependendo da característica e as lojas podem ser penalizadas. “Ainda tem a questão da penalidade que pode ser atribuída à empresa se ela não comprovar que aquele produto não foi adquirido de acordo com as normas. A punição varia de acordo com cada produto”, afirmou Gadelha.

Para a gerente de uma loja de brinquedos localizada no Centro, Cris Caiane, a fiscalização é importante não só para o cliente, mas também para o estabelecimento. “Não só pro pai, passar segurança, mas também pra quem vende. É importante saber que você está vendendo um produto com qualidade e a gente saber que a criança vai brincar com segurança”, frisou.

(Folha BV)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.