Cultura

Secretaria de Cultura promove programação em homenagem ao Dia do Artista Plástico

Centro-Cultural-dos-Povos-da-Amazonia
Redação
Escrito por Redação

Em comemoração ao Dia do Artista Plástico, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura do Amazonas, promove uma programação especial gratuita aos amantes das artes plásticas e visuais, no período de 11 a 13 de maio, sempre das 14h às 17h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus.

Com conteúdo teórico e prático, a programação contempla oficinas de desenho com os artistas Turenko Beça, Eunuquis Aguiar e AnimeniacX Mao, que serão realizadas no Auditório Gabriel Gentil. Os interessados em participar devem mandar um e-mail para gerenciatecnica@cultura.am.gov.br ou ligar para o (92) 2125-5308/ 5311, e no dia do evento apenas levar lápis, papel e borracha.

“Estamos trazendo para a programação artistas com bagagens bem ricas e diferenciadas. O Turenko vai ministrar a oficina de desenho e de observação, o Eunuquis sobre cartum e o AnimeniacX Mao sobre mangá.” explica Nazarene Maia, diretora dos Povos da Amazônia.

11 de maio

Desenho de observação, com Turenko Beça

Nesta oficina, os participantes verão que entender o desenho de observação é o primeiro passo para qualquer tentativa de desenho nas artes visuais, que é um exercício de observar e retratar a realidade tal como ela é vista, treinando o olhar para o objeto.

“É fundamental que essas iniciativas continuem acontecendo. Uma programação como essa, gratuita, é uma grande oportunidade para quem está começando nas artes, além de ser uma forma de divulgar a profissão e acabar com estereótipos que existem entorno da figura doArtista. É uma profissão como qualquer outra”, comenta Turenko.

Aníbal Augusto Turenko Beça, começou a pintar aos 12. Faz parte da quarta geração deartistas plásticos do Amazonas, participando e representando o Estado em eventos nacionais e internacionais. Desde 1992 realiza uma pesquisa antropológica sobre sociedades indígenas, de onde saíram suas principais exposições.

12 de maio

Cartum, com Eunuquis Aguiar

Nesta oficina, os participantes aprenderão algumas etapas básicas para a elaboração do cartum, como a observação para que a imagem se fixe na mente e possa ser transmitida ao papel, de acordo com as impressões de quem desenha.

Eunuquis é quadrinhista, criador da ‘Turma do Caboquinho’, personagem criado em alusão ao seu filho, entre outros quadrinhos voltados para as crianças em temas variados.

13 de maio

Oficina de Mangá, com o grupo de desenho AnimeniacX Mao

AnimeniacX Mao visa a arte de desenhar em estilo mangá com tudo que aborda temas relacionados a realidade regional como lendas amazônicas e problemas sociais. As atividades do grupo começaram com oficinas realizadas dentro de eventos regionais para otakus e outras tribos, procurando sempre novos talentos e propagando o estilo mangá.

Dia do Artista Plástico Brasileiro

É comemorado em 8 de maio, em homenagem a José Ferraz de Almeida Júnior, artista plástico que nasceu no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, no interior de São Paulo. Foi um dos mais importantes do século XIX, considerado peça fundamental para o desenvolvimento e posterior consagração da arte no Brasil, tendo produzido cerca de 300 obras que retratam o cotidiano do homem do campo.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.