Amazônia Roraima

Secretaria de Saúde de RR antecipa campanha de vacinação contra H1N1

Redação
Escrito por Redação

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Roraima anunciou nessa quinta-feira (7) que vai antecipar para o dia 18 de abril o início da campanha de vacinação contra a gripe. Segundo a pasta, as 175 mil doses de vacina recebidas pelo estado já vão proteger contra o H1N1 e outros tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane).

De acordo com a Sesau, com a antecipação, a campanha deve se encerrar no dia 20 de maio. O dia D acontecerá em 30 de abril. O estado também recebeu 3.440 doses da 23-Valente, que protege contra o Pneumococco.

A campanha na rede pública vai usar o lote de vacinas de 2016. As doses serão disponibilizadas nos postos de saúde da capital e dos interiores. Para a imunização é necessário levar o cartão de vacina.

De acordo com a Sesau, estão dentro do público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas [mulheres que estão em recuperação da gravidez], trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, detentos, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Inicialmente prevista para começar dia 30 de abril, a campanha foi antecipada para diminuir os riscos de surgirem casos que levem a internação e a óbito por influenza. O último caso de H1N1 registrado em Roraima foi em 2014.

“Nós recebemos as vacinas em remessa única, e isso nos possibilitou antecipar a campanha já que o Ministério da Saúde dá esta autonomia para os Estados. Como não temos casos suspeitos [de Influenza] e a vacina é a melhor maneira de proteção, decidimos antecipar”, explica a gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) Amanda Antunes.

Conforme a gerente, o estado não pretende prorrogar a campanha ou estender a vacinação para outros públicos-alvo.

“No ano passado muitas pessoas do público-alvo não procuraram os postos de saúde, o que gerou sobra de vacinas.

Por isso, houve prorrogação e liberação para outras pessoas que não estavam presente neste público-alvo. Neste ano que já teve casos de óbito em outros estados, o Ministério da Saúde quer que se vá a fundo atrás dessas pessoas”, frisou.

Segundo ela, a cidade de Boa Vista contará com 66.182 doses, Alto Alegre com 15.190, Uiramutã com 14.127 e Normandia com 10.332.

Conforme a Secretaria de Saúde de Boa Vista, o município está aguardando o repasse das vacinas para cumprir o calendário do Ministério da Saúde.

(Revista Digital de Notícias)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.