Saúde

Secretário Pedro Elias realiza visita técnica às fundações de saúde da Susam

Copa 2018, sorteio da
Redação
Escrito por Redação

O novo secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, esteve nesta sexta-feira (17) na Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), cumprindo mais uma etapa do cronograma de visitas técnicas que pretende executar para acompanhar, pessoalmente, o trabalho desenvolvido nas unidades e fundações da rede estadual de Saúde. Durante a semana, as visitas já haviam incluído a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) e Fundação de Medicina Tropical. “Estamos, inicialmente, atualizando informações sobre os projetos e ações em andamento e, principalmente, verificando situações que precisam ser alinhadas com o objetivo de assegurar sempre a melhoria do atendimento prestado à população”, disse o secretário.Na FVS, o diretor-presidente da instituição, Bernardino Albuquerque, e sua equipe técnica repassaram ao secretário um resumo das ações que estão previstas para este segundo semestre como, por exemplo, o plano de enfrentamento da malária, para a capital e o interior do Estado e, também, as ações de médio prazo, como as que estão sendo realizadas como parte dos preparativos de Manaus para sediar os jogos de futebol das Olimpíadas de 2016.

 

Bernardino Albuquerque destacou que, ao contrário da Copa do Mundo de 2014, quando a estrutura de atendimento em saúde, na Arena da Amazônia, ficou sob a responsabilidade da Fifa, nas Olimpíadas, estes serviços terão de ser organizados e executados pelo Estado.

Durante a reunião, o secretário se comprometeu em viabilizar equipamentos para que a FVS amplie as ações de capacitação das equipes do interior do Estado, utilizando o recurso da Telessaúde. “O treinamento em serviço é primordial, sobretudo para as equipes do interior do Estado e, na área de vigilância em saúde, tem ainda maior importância para o acompanhamento das doenças endêmicas que precisam de monitoramento permanente”, disse o secretário.

Na quinta-feira, na Fundação de Medicina Tropical (FMT-HVD), o secretário Pedro Elias percorreu todos os principais ambientes de atendimento da unidade, que é referência da rede estadual de Saúde para o diagnóstico e tratamento de doenças tropicais e infectoparasitárias e também para a HIV/Aids. A diretora-presidente da instituição, Graça Alecrim, apresentou ao secretário um resumo dos programas de Ensino e Pesquisa executados pela FMT, que funciona como campo de estágio para vários cursos de graduação na área da Saúde (nos últimos 4 anos mais de 4,1 mil acadêmicos passaram pela unidade), tem um importante programa de pós-graduação, com cursos de mestrado e doutorado e, ainda, Programa de Iniciação Científica e de Professores Visitantes Seniors (PVS).

Pedro Elias também realizou a visita técnica à Fundação Cecon, percorrendo todas as dependências da unidade, conversando com os servidores e discutindo, com a direção da instituição, melhorias nos serviços oferecidos. Na ocasião, detalhou, para a equipe da FCecon, os projetos do Governo do Estado para a ampliação da política oncológica no Amazonas e citou, entre as medidas que já estão em curso, a desapropriação de cinco casas ao lado da unidade. “O processo já está em fase avançada e resultará na ampliação física do hospital”, ressaltou.

O secretário destacou a importância do hospital como polo regional de referência no diagnóstico e tratamento do câncer, na Amazônia Ocidental. “A Fundação Cecon precisa de uma atenção diferenciada, pela importância do trabalho que executa”, ressaltou.
O titular da Susam participou de uma reunião com os responsáveis pelos serviços oferecidos na instituição e disse que irá priorizar os estudos para viabilização da expansão de dois setores importantes para o tratamento oncológico: a Radioterapia e a Quimioterapia.

 

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.