Amazonas Educação

SEDUC abre cursos de braile e libras para comunidade em geral

Cursos de braile e libra, para professores/Foto: Assessoria
Redação
Escrito por Redação

Através do Departamento de Políticas e Programas Educacionais e da Gerência de Atendimento Educacional Específico, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), oferecerá durante o decorrer do ano, uma série de cursos gratuitos no segmento de Educação Especial, já tendo iniciado, na capital, as primeiras turmas dos cursos de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras/Básico), de Braile, de Soroban e de Estenografia, cujas inscrições estão abertas para uma nova etapa do curso de Libras/Básico.
O curso, nesta etapa, será específico para professores e comunidade em geral do interior do Amazonas e viabilizado por meio da modalidade de ensino a distância viabilizada pelo Centro de Mídias de Educação.

Os professores e comunidade em geral do interior interessados em participar do curso, já podem solicitar, de forma gratuita, suas inscrições junto às coordenadorias educacionais da Seduc presentes no interior do Estado. O curso ‘Libras/Básico’ será organizado em carga horária de 180h e realizado entre os dias 3 de maio e 15 de julho do ano corrente.

De acordo com a gerente de Atendimento Educacional Específico da Seduc, professora Lenice Salerno, o objetivo do Governo do Estado, por meio da Seduc, ao oferecer esta gama de cursos, é disponibilizar fundamentação teórica, sobretudo, para os professores. “O objetivo é reforçar o trabalho de inclusão social realizado nas escolas, ampliando-o para a sociedade em geral”, informou a gerente, ressaltando que 90% das vagas são disponibilizadas para professores e 10% para a comunidade.

Cursos para Manaus

Para Manaus, a Seduc iniciou no mês de fevereiro, três cursos, no segmento de Educação Especial, sendo eles: “Deficiência Visual 1”, que abrange formação em Braile, Soroban e Estenografia e “Deficiência Visual 2”, que abrange formação sobre ‘Adaptação de Material Acessível’, ‘Informática Adaptada’, ‘Produção Acessível’, ‘Orientação e Mobilidade (OM)’ e ‘Atividades de Vida Autônoma e Social (Avas)’. Está em curso, também, o curso de “Libras/Básico”.

Ambos os cursos têm carga horária variável entre 180h e 200h, são oferecidos no espaço físico da escola estadual Saldanha Marinho, centro de Manaus, foram iniciados no mês de fevereiro e serão concluídos em junho.

De acordo com uma das coordenadoras da formação, a gestora Maria Estelita Pereira, no segundo semestre, novas turmas para os três cursos serão abertas. “No segundo semestre, com a reinauguração do Centro de Atendimento Mayara Redmann que está ampliado pelo Governo do Estado na Avenida Paraíba (em Manaus), haverá a oferta de um número maior de cursos no segmento e com um maior número de vagas disponibilizadas”.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.