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SEDUC registra mais de 25 mil solicitações de matrículas no primeiro dia

Secretário Rossieli Soares(SEDUC)/Foto: Assessoria
Secretário Rossieli Soares(SEDUC)/Foto: Assessoria
Redação
Escrito por Redação

No primeiro dia atendimento às solicitações por matrículas, para novos alunos na rede pública de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), registrou 25.063 requisições atendidas no site www.matriculas.am.gov.br, número que corresponde ao total de requisições realizadas e atendidas entre 00h01 e 17h00 de ontem, domingo (17).
O total de atendimentos realizados no primeiro dia do serviço disponibilizado no site das matrículas – 25.063 – supera em mais de 17 mil o total de matrículas viabilizadas via internet em todo o ano 2015. Naquele ano, 7.602 matrículas foram viabilizadas via web.

De acordo com a Seduc, até o final da próxima sexta-feira (27), o site www.matriculas.am.gov.br continuará viabilizando atendimentos, 24h, aos que desejam ingressar na rede pública de ensino, em 2016, como novos alunos em todas as etapas da educação básica: ensino infantil, ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), ensino médio (do 1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As vagas, segundo a coordenação de matrículas, estarão abertas para os que desejam ingressar, em 2016, como novo aluno, em escolas públicas estaduais, administradas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e escolas públicas municipais, administradas pela Secretaria Municipal de Manaus (Semed/Manaus).

De acordo com o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, 169.211 vagas foram disponibilizadas para o ingresso de novos alunos na rede pública. Deste total, 127.228 serão oferecidas pela Seduc e 41.983 vagas pela Semed.

De acordo com o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, a partir das novas vagas que serão disponibilizadas pelo Governo do Estado (127.228), a rede estadual de ensino crescerá 16,5% em relação à capacidade atendida em 2015. “Destas novas vagas em todo o Amazonas, 8.400 serão abertas com a inauguração de três novas escolas construídas na área de expansão da cidade de Manaus, instaladas na comunidade Lago Azul, conjunto Viver Melhor e conjunto Cidadão 10”, informou o secretário da Seduc.

Passo a passo – Para solicitar vagas para novos alunos na rede pública, basta ao pai ou responsável, acessar a partir da meia-noite deste domingo, dia 17, o site www.matriculas.am.gov.br, informar um conjunto de dados pessoais e escolares do aluno, apontar a escola desejada, imprimir a via de confirmação e entregá-la na unidade de ensino em que o aluno pretende estudar em 2016, no prazo de até três dias úteis.

Opção presencial – Os que desejarem solicitar novas vagas de forma presencial também poderão se dirigir a qualquer uma das escolas da Seduc ou Semed, independente de ser ou não a escola que estudou ou que pretende ingressar e solicitar o atendimento.

Conforme a coordenação de matrículas, a opção pelo atendimento presencial tem prazos diferentes do atendimento via internet.

“Enquanto o processo pela internet por meio do site www.matriculas.am.gov.br teve início no domingo (17) para todas as etapas do ensino, o atendimento presencial tem um cronograma diferente: para o ensino infantil, de 18 a 22 de janeiro; para o ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e EJA (do 1º ao 5º ano) de 19 a 22 de janeiro; para o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e EJA (do 6º ao 9º ano) de 20 a 22 de janeiro e ensino médio e EJA (ensino médio) nos dia 21 e 22 de janeiro”, informou Silvana Morais.

Internet – Embora exista a garantia do atendimento presencial, o secretário da Seduc, Rossieli Soares, lembrou que é mais vantajoso optar pelo atendimento via internet. “Embora ainda exista a cultura de se fazer a requisição de forma presencial nas escolas, ano a ano, as pessoas vão percebendo que o serviço via internet é mais proveitoso, trazendo, inclusive maiores vantagens do que a opção presencial”, afirmou o secretário, lembrando que para o ensino médio, por exemplo, o atendimento presencial será iniciado no dia 21, mas pela internet já a partir de 17 de janeiro.

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