Amazonas Cultura

Segunda edição do ‘Passo a Paço’ na festa dos 346 anos de Manaus

Passo a Paço levou multidão ao Centro Histórico de Manaus/Foto: Mário Oliveira
Redação
Escrito por Redação

O Passo a Paço, projeto de ocupação cultural do Centro Histórico de Manaus, terá sua segunda edição com muito jazz, blues, rock and roll, samba de raiz e Música Popular Brasileira (MPB), além de ilusionismo, danças, apresentações teatrais e comida de rua, com toques contemporâneos e regionais. A diversidade de ritmos e sabores une-se ao balanço do Boi Manaus para as comemorações do aniversário de 346 de Manaus durante o mês de outubro.
As apresentações culturais do projeto Passo a Paço ocorrerão, simultaneamente, em dois palcos instalados no entorno do Paço da Liberdade, localizado na Rua Gabriel Salgado, Centro Histórico. As atrações nacionais desta edição são a peça de teatro “Silêncio Total”, com o ator Luiz Carlos Vasconcelos, da TV Globo, e o renomado chef Guga Rocha, que é um dos apresentadores do “Programa da Tarde”, na Rede Record, e do programa “Homens Gourmet” no canal Fox. A peça “Silêncio Total” será encenada em duas sessões numa arena instalada às margens do Rio Negro.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, o Boi Manaus 2015 também tem novidades. Em novo formato, a festa com os trios elétricos será dividida entre a avenida Itaúba, na Zona Leste (dia 23), e a Ponta Negra (dia 24), aliando a programação cultural à divulgação turística de um dos mais prestigiados cartões postais de Manaus. Serão mais de 30 atrações na festa, que também contará com ‘esquentas’ nos dias 11 e 18 no anfiteatro da Ponta Negra.

“Estamos descentralizando a festa para torná-la mais democrática e envolvendo a população da cidade, sem falar nos turistas, que poderão curtir o fim de tarde na Ponta Negra e divulgar nossa cidade. Este ano teremos jornais ingleses e de outros países cobrindo nossa programação. Isso mostra que Manaus, definitivamente, voltou a chamar atenção de todo mundo. Hoje já se fala muito mais de nossa cidade”, assinalou Bernardo Monteiro.

O evento que definiu a programação na praia da Ponta Negra, reuniu a imprensa, os chefs que participarão do Passo a Paço, os artistas que se apresentarão no Boi Manaus e no Centro Histórico, músicos e  convidados da Prefeitura de Manaus. Além do anúncio da programação, os protagonistas dos festejos fizeram fotos oficiais e vídeos para divulgação do evento.

Programação – Passo a Paço

No dia 17, o cantor Junior Rodrigues abre a programação ao som de samba de raiz, no Palco Música, instalado na Rua Governador Vitório, em frente à Praça Dom Pedro II. Logo após, a melodia de Sax comandada pelo instrumentista Tiago Silva invade o palco, seguido da cantora Marcia Novo que animará a noite com uma mistura original dos sons das fronteiras amazônicas. Em seguida, Tiago Silva retorna ao palco. O encerramento ficar por conta do show da banda “Official 80”.

No Palco Arena, instalado no estacionamento do Paço da Liberdade, as apresentações ficam por conta da Companhia Apareceu a Margarida com o “Espetáculo Teatral Flicts”, seguida do ilusionismo do Mágico Willian, que promete surpreender o público com diversos truques de mágica. Logo após, ocorre a apresentação teatral “O dragão de Macaparana”, adentrando a noite de sábado.

A segunda noite do Passo Paço, no domingo, 18, inicia com a banda “Soda Billy”, que promete trazer rock e jazz ao Palco Música. Logo depois é a vez do instrumentista Tiago Silva que, desta vez, se apresenta com flauta e piano. A banda “BM Beatles Cover” trará ao público os grandes clássicos dos “Beatles”. Mais tarde, o instrumentista Tiago Silva subirá novamente ao palco, seguido da banda Midnight (00H), que encerra a programação.

Enquanto isso, no estacionamento do Paço da Liberdade, no Palco Arena, o ator Luiz Carlos Vasconcelos, que interpreta o Palhaço Xuxu, fará duas apresentações do espetáculo “Silêncio Total”. O espetáculo demonstra, por meio do palhaço, a profunda condição humana e sua relação com o mundo. Atualmente ele interpreta o personagem Bento, na novela global “Além do Tempo”. No intervalo das encenações, a “Companhia La Salle de Dança” anima o público.

Nesta segunda edição do Passo a Paço, a feira gastronômica tem quatro participantes a mais. São 39 no total, sendo 30 da categoria “Barraca do Chef”, quatro de “Food Trucks” e cinco do segmento de “Food Bikes”. Todos os pratos de comidas, salgados e doces serão vendidos por valores entre R$ 5,00 e R$ 18,00.

Programação – Boi Manaus

No dia 23, primeiro do Boi Manaus, no circuito Itaúba, os trios elétricos serão puxados por Leonardo Castelo, que irá abrir a primeira noite e levantar a avenida com os ritmos de toada. Ainda no mesmo ritmo, os cantores Renato Freitas, Márcia Siqueira, Klinger Araújo e muitos outros se apresentarão na noite de sábado.

No dia 24, os trios invadem a festa dos 346 anos de Manaus, na Ponta Negra, iniciando com o grupo Carrapicho, liderado pelo vocalista Zezinho Corrêa. Em seguida, será a vez do Canto da Mata entrar com seu ‘ritmo quente’ para embalar a última noite de festas, seguida de Carlinhos do Boi.

A Marujada, do bumbá Caprichoso, se apresenta junto com o cantor Arlindo Jr e, a Batucada do Garantido, com Israel Paulain. Nomes tradicionais da festa do boi-bumbá como David Assayag e Sebastião Jr. sobem ao palco no final da noite. Os bois de Manaus Corre Campo, Brilhante e Garanhão também participam da festa com um show especial em homenagem à capital amazonense.

O Esquenta do Boi Manaus será realizado nos dois domingos que antecedem a festa principal (dias 11 e 18), no anfiteatro da Ponta Negra, com shows de Helen Veras, Hamiraldo da Mata, Fabiano Neves, Kamayurá, Ricardo Lira, Israel Paulain e Arlindo Jr. No dia 18, também na Ponta Negra, se apresentam Mara Lima, Cesar Pinheiro, Fabio Casa Grande, Kuarup, Robson Jr, Sebastião Jr e David Assayag.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.