Brasil Destaques Educação

Segundo dia de prova do Enem tem redação e dura cinco horas e meia

O atraso desesperador da candidata/Foto: J. Duran
O atraso desesperador da candidata/Foto: J. Duran
Redação
Escrito por Redação

Após a maratona de sábado, os mais de 7 milhões de candidatos do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio), vão enfrentar mais 90 questões e a temida redação hoje, domingo (25).
Os portões serão fechados às 13h00 (horário de Brasília) e as provas começam às 13h30. O exame tem duração de 5h30. O UOL terá o gabarito extraoficial a partir das 19h00. A correção comentada da prova por professores do Curso Objetivo começa às 19h30.

Hoje, domingo, o exame cobrará perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e uma redação. Vício tecnológico e mobilidade urbana” são algumas das apostas de temas que podem cair na redação este ano.

No primeiro dia, 25,31% dos candidatos inscritos não compareceram ao local de prova. O índice de abstenção foi considerado normal pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Segundo o Ministério da Educação, 364 candidatos foram eliminados do Enem neste sábado por infringirem as regras do concurso. Entre eles, 30 participantes foram pegos com material eletrônico proibido em edital. Foram identificados candidatos com ponto eletrônico. A Polícia Federal investiga o caso.
Estado islâmico caiu em prova difícil

No primeiro dia, a prova de 4h30 de duração teve 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. O exame trouxe questões com o atleta jamaicano Usain Bolt, sobre Estado Islâmico, feminismo e espionagem, de acordo com candidatos que deixaram as provas. Bolt apareceu em uma questão de física, alimentos transgênicos eram tema de outra de biologia. Na prova de ciências humanas, uma das perguntas era sobre espionagem, outra sobre Estado Islâmico e apareceu ainda feminismo.

A prova foi considerada exigente e conteudista por professores de cursinho e pelos candidatos. Os primeiros a deixarem a prova do Enem 2015 reclamaram da dificuldade das questões de ciências da natureza e do tamanho dos enunciados.

O estudante João Pedro Santos, de 14 anos, se assustou com a complexidade da prova. “Fiz só para testar, mas mesmo assim me apavorei porque não sabia quase nada. Foi uma prova muito difícil e trabalhosa”, disse o estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Batista, na zona central de Porto Alegre.

“Achei as primeiras questões bem complicadas, mas ficar na sala esperando mais tempo sem ter o que fazer era pior”, contou a pedagoga Valdenice Pereira, 35, que quer cursar nutrição em Maceió.

O gabarito oficial do Enem 2015 será divulgado pelo Inep até quarta-feira (28).

Atrasos e confusão

Em São Paulo, houve uma grande confusão após o fechamento dos portões de uma unidade da Uninove na Barra Funda. Mais de 20 estudantes chegaram atrasados e alguns deles conseguiram atravessar as grades dos portões e entraram no prédio. Uma estudante desmaiou.

No Rio de Janeiro, quatro alunos chegaram após o fechamento dos portões às 13 horas, neste sábado na Uerj (Universidade do Estado do Rio). O estudante Carlos Henrique chegou cerca de cinco minutos após o horário. Ele disse que saiu de casa perto das 12 horas, mas disse que o ônibus atrasou. Ele ia tentar uma vaga para o curso de medicina.

A doméstica Elizangela Ramos, 31, também chegou atrasada e culpou o trânsito. “Não vou desistir. Quero ser administradora de empresas. Ano que vem estou aqui de novo”.(UOL)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.