Amazonas Destaques Esportes

Sem dá chances à concorrência, Hamilton faz a 9ª pole do ano, na Hungria

Hamilton faz a quinta pole consecutiva no GP da Hungria/Foto: Divulgaçao
Redação
Escrito por Redação

Lewis Hamilton vai largar na frente pela quinta vez no GP da Hungria  após dominar todos os treinos do final de semana. O inglês superou o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, pela nona vez em dez classificações disputadas até aqui, e busca sua quinta vitória em Hungaroring, o que seria um recorde. Rosberg larga em segundo e Sebastian Vettel ganhou a disputa com a Red Bull e colocou a Ferrari em terceiro.
A Williams não cresceu como de costume dos treinos de sexta-feira para o sábado e Felipe Massa vai largar em oitavo. Felipe Nasr não teve uma boa classificação e larga em 18º na prova que começa às 09h00, pelo horário de Brasília, com transmissão pelo UOL Esporte.

Com a diferença de até 2s entre os dois compostos utilizados neste final de semana – o médio e o macio – a classificação foi pautada pelo equilíbrio entre a importância de usar a melhor estratégia para obter uma boa posição de largada – ainda mais em se tratando de um circuito travado como o de Hungaroring – e não prejudicar a tática da prova. Isso porque são disponibilizados seis jogos de pneus (três médios e três macios, ou quatro no caso de quem chega ao Q3) para o sábado e domingo e a expectativa da Pirelli é de que o GP tenha duas paradas.

Mesmo com a diferença de tempo entre os compostos, os carros mais rápidos apostaram em passar pelo Q1 com os médios. O treino, contudo, começou tenso para Rosberg, que reclamava do comportamento do carro.

Ninguém, contudo, quis arriscar e todos voltaram à pista com pneus macios, a não ser Daniel Ricciardo, 12º. Na luta para escapar do corte da primeira fase da classificação, sobrou, como esperado, para as Manor e as Sauber, com Felipe Nasr se classificando atrás do companheiro Marcus Ericsson pela quarta vez na temporada. A última vaga ficou com Jenson Button, que se mostrou feliz com a McLaren neste final de semana e chegou a vislumbrar chegar ao Q3. O inglês reclamou de falta de potência na reta.

A segunda parte do treino durou pouco para a outra McLaren, de Alonso, que reclamou do motor logo após a primeira curva e sequer conseguiu chegar até os boxes, provocando uma bandeira vermelha. O espanhol não chegou a voltar à sessão.a,

A paralisação condensou o tempo de pista e aumentou o tráfego. O cenário do treino começou a ficar mais claro, com as Mercedes tendo uma margem de oito décimos para a apertada briga entre Ferrari, Red Bull e Williams. As últimas duas vagas para o Q3 ficaram com Max Verstappen e Romain Grosjean

Assim, foram eliminados no Q2 Nico Hulkenberg, por 21 milésimos, Carlos Sainz, Sergio Perez, Pastor Maldonado e Fernando Alonso.

Nas primeiras tentativas, Hamilton superou novamente  Rosberg, por três décimos, com ambos utilizando pneus usados. Vettel colocou a Ferrari em terceiro e Ricciardo foi o quarto com a Red Bull. Massa fez o oitavo melhor tempo.

Nas segundas tentativas, mesmo usando pneus novos, Rosberg não conseguiu bater a marca de Hamilton com pneus usados. O inglês, por outro lado, melhorou sua marca e confirmou a pole, com Rosberg em segundo e Vettel em terceiro. Ricciardo sai na quarta colocação, Raikkonen é quinto, Bottas é sexto, Kvyat é sétimo, Massa é oitavo e o top 10 foi fechado por Verstappen e Grosjean.

Hamilton defende a liderança do campeonato. O inglês tem 17 pontos de vantagem para Rosberg.

Confira o grid do GP da Hungria

1. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 22.020s
2. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m 22.595s
3. Sebastian Vettel ING Ferrari-Ferrari 1m 22.739s
4. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault 1m 22.744s
5. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 23.020s
6. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 23.222s
7. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault 1m 23.332s
8. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 23.537s
9. Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault 1m 23.679s
10. Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes 1m 24.181s
11. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 23.826s
12. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault 1m 23.869s
13. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 24.461s
14. Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes 1m 24.609s
15. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda No time set
16. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 24.739s
17. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 24.843s
18. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 24.997s
19. Roberto Merhi ESP Manor Marussia-Ferrari 1m 27.416s
20. Will Stevens ING Manor Marussia-Ferrari 1m 27.949s
Veja também

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.