Amazonas Cultura

Semana Internacional do Livro Infantil tem atividades, em Manaus

Atividades na Semana do Livro Infantil/Foto: Vitor Souza
Redação
Escrito por Redação

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado ontem (18), foi aberta a Semana Internacional do Livro Infantil, com programação especial de incentivo à leitura, que segue até amanhã, com atividades serão realizadas nas 13 bibliotecas do Estado, entre elas a exposição de livros, exibição de filmes e apresentações teatrais.
“Nosso objetivo principal é despertar o hábito da leitura nas crianças, utilizando de diversos meios para atrair sua atenção e cativar esse público. Para isso, durante essa semana, preparamos atividades especiais em nossos espaços para ampliar o acesso do público infantil ao mundo da literatura”, explicou o diretor de bibliotecas da SEC, Charles Costa.

Entre os principais espaços, as crianças poderão participar do evento na Biblioteca Emídio Vaz D’Oliveira, localizada na Rua Dr. Almínio, Centro, das 09h00 até às 16h30. A biblioteca existe há 15 anos e tem como público-alvo as crianças de 4 a 10 anos de idade. O espaço conta com um acervo especializado e atividades realizadas na área de artes cênicas, ciências, astronomia, gibiteca e muitas outras.

A Biblioteca Braille também aguarda o público infantil com um ambiente preparado especialmente para atender a criançada, com brinquedos acessíveis, acervo Braille com 958 livros, 4 mil livros falados, 102 filmes com e 25 mil livros digitalizados. A biblioteca também oferece caneta “pen top” para audiodescrição, painéis de textura e filmes, com uma equipe especializada para atender os pequeninos e fica localizada no Sambódromo (Bloco C), na Avenida Pedro Teixeira, bairro Alvorada, zona centro-oeste, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Seguindo o mesmo princípio, as Bibliotecas Volantes do Programa Mania de Ler também percorrem diversos pontos da capital, realizando atividades que promovem o incentivo à leitura, para pessoas de todas as faixas etárias”, completa Charles.

Benefícios – Para o professor e pedagogo Gilberto Santana, criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, diz.

Segundo ele, a leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Benefícios que Fernanda Soares, de apenas 6 anos, conhece bem de perto. Mesmo com a pouca idade, ela lê pelo menos um livro infantil todos os dias. “Meu pai me diz para ler um livro todas as noites antes de dormir. Como eu suo criança, meus favoritos são os contos de princesa da Disney”.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.