Amazonas Cidades

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência discute processo de inclusão educacional

Ifam sedia Semana da Pessoa com Deficiência/Foto: Divulgação
Ifam sedia Semana da Pessoa com Deficiência/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Ifam sedia Semana da Pessoa com Deficiência/Foto: Josemar Antunes

Ifam sedia Semana da Pessoa com Deficiência/Foto: Josemar Antunes

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade estudantil e a população em geral, sobre os direitos das pessoas com deficiência no processo de inclusão educacional, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), inicia a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.
Como parte das programações do evento, a SEDUC promoverá, na terça-feira (23), o seminário “Educação Especial: caminho que se faz nas escolas inclusivas do Amazonas”, direcionado aos professores da rede pública estadual que trabalham com a educação especial. O evento acontecerá a partir das 14h00, no auditório do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), localizado na avenida Sete de Setembro, no Centro.

Na mesma ocasião, os educadores terão acesso às palestras “Altas Habilidades e Superdotação” e “Educação Profissional e Inclusão da Pessoa com Deficiência: a experiência do Ifam”, ministradas, respectivamente, pela professora doutora Andrezza Belota e pelo professor doutor Dalmir Pacheco.

No dia 24, as programações do seminário terão continuidade com outras palestras e um workshop. As atividades também serão realizadas no auditório do Ifam.

Educação Especial

A SEDUC tem trabalhado, também, com a inclusão de estudantes especiais em escolas de ensino convencional, favorecendo a maior inserção deles na sociedade. Realizada por meio da  Gerência de Atendimento Educacional Específico, conta com escolas de atendimento específico para alunos com necessidades especiais, nas escolas Augusto Carneiro (para alunos surdos); Joana Rodrigues (para alunos cegos e com baixa visão); Diofanto Vieira (para alunos com deficiência intelectual e com Síndrome de Down) e Manoel Marçal (para alunos autistas e com múltiplas deficiências).

Atualmente, a SEDUC é responsável pelo atendimento a 1.725 estudantes nas escolas públicas estaduais de ensino convencional e específico da capital, e 2.275 estudantes nas unidades educacionais do interior do Estado.

Além das programações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência direcionada aos educadores da rede pública estadual, as escolas estaduais da capital e do interior farão atividades individuais juntamente com estudantes, pais e comunitários, a fim de sensibilizá-los quanto à importância da ação nacional.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.