Amazonas Destaques Educação

Seminário da Base Nacional Curricular, reúne professores da rede pública do AM

Professor Algemiro Lima (Seduc), em palestra no Seminário/Foto: Eduardo Cavalcante
Redação
Escrito por Redação
Professor Algemiro Lima (Seduc), em palestra no Seminário/Foto: Eduardo Cavalcante

Professor Algemiro Lima (Seduc), em palestra no Seminário/Foto: Eduardo Cavalcante

Sob a organização do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Secretaria de Educação do Amazonas, abrindo uma nova fase no processo de construção coletiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promoveu na manhã de hoje, terça-feira (02), a abertura do Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular, evento que contou com a participação do secretário de Estado de Educação, Algemiro Ferreira Lima.
O seminário, que se estenderá até amanhã (03), está sendo realizado na Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus.

Hoje, a programação do Seminário contou com a presença do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli Soares da Silva e da secretária municipal de educação de Manaus, Kátia Schweickardt.

Antecipando-se à realização do seminário estadual, a Seduc promoveu uma formação direcionada aos educadores que atuarão como coordenadores, secretários e relatores, durante o seminário. As discussões para a construção da base nacional estão sendo realizadas em todo o país.

O seminário conta com a participação de professores que atuam nas redes estadual, municipal, federal e particular de ensino,  ministrando disciplinas para a educação infantil, ensino fundamental direcionado aos anos iniciais e finais e para o ensino médio.

De acordo com o secretário de Estado de Educação do Amazonas, Algemiro Ferreira Lima, as discussões são de máxima importância para que, juntos, se construa uma educação de referência em todo o país. “Todos devem dar as mãos para construir a educação e a base é essa oportunidade de unir estados, municípios, governo federal, universidades e todos com o mesmo objetivo: mudar e melhorar a educação”, afirmou o secretário da Seduc, Algemiro Lima.

Base Nacional

Direcionada para os conhecimentos e habilidades, buscando clareza e objetividade, a Base Nacional Comum Curricular está pautada em pesquisas nacionais e internacionais e sua construção contará com a colaboração do Governo Federal, estados, municípios e submetida à consulta pública, na forma de seminários estaduais e regionais.

A base também norteia o trabalho das escolas e enfatiza o que deve ser aprendido, oferecendo espaço para a inclusão de conhecimentos e habilidades que cada rede julgar relevante, tendo como fundamentação a lei de diretrizes curriculares nacionais para a educação básica e o Plano Nacional de Educação.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.