Amazonas Cultura

´Série Guaraná´ viaja por nove países com os ‘Sucessos Orquestrais 2’

Maestro Otávio Simões/Foto: Divulgação
Maestro Otávio Simões/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Maestro Otávio Simões/Foto: Divulgação

                                        Maestro Otávio Simões/Foto: Divulgação

Na programação comemorativa dos 120 anos do Teatro Amazonas, a Secretaria de Cultura, apresenta ao público, amanhã, quinta-feira (31), às 20h00, mais uma noite da XIII edição da Série Guaraná, que há 13 anos reúne, num repertório eclético, o melhor da música clássica brasileira e universal.
As obras apresentadas amanhã, em “Sucessos Orquestrais 2″, foram especialmente selecionadas pelo maestro Otávio Simões e estão entre as maiores e mais amadas peças do repertório orquestral de todos os tempos, sob a execução da Orquestra Amazonas Filarmônica. A seleção de clássicos brilhantes proporcionará uma viagem pelo mundo, passando por nove países: Áustria, Veneza, Morávia, Cáucaso, Rússia, França, Espanha, Estados Unidos e México.

No repertório, serão executadas as obras, ‘O Danúbio Azul’, uma valsa de 1866, composta pelo alemão Johann Strauss II, em alusão ao rio Danúbio, o segundo mais longo da Europa; ‘Danças das Horas’, de 1876, da ópera ‘La Gioconda’, de Amilcare Ponchielli. Uma curiosidade sobre esta ópera é que, em 1896, foi a grande peça responsável por inaugurar o Teatro Amazonas e, mais de cem anos mais tarde, no ano de 2000, foi imortalizada num dos maiores sucessos de animação do mundo, no filme Fantasia, da Disney.

Fazendo um contraste com estas e outras peças que são leves e, por vezes, animadas, também será executada a ‘Dança Macabra’, de 1874, escrita por Camille Saint-Saëns. Esta peça foi inspirada num poema de mesmo, de Henri Cazalis, que fala sobre uma antiga superstição francesa de que, à meia-noite da noite de Halloween, a morte chama os mortos para dançar com ela, nos trazendo uma reflexão sobre a efemeridade da vida.

“O concerto é uma oportunidade para que o público possa se aventurar em uma viagem sinfônica, por nove regiões do planeta, repetindo o êxito da primeira edição de ‘Sucessos Orquestrais’, realizada em setembro do ano passado, declarou o maestro Otávio Simões.

A Série Guaraná 2016 tem uma programação que se estenderá até o final do ano e com muitas surpresas pela frente. Fique acompanhando mais novidades por meio de nossa fanpage no Facebok e pelo Portal da Cultura.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.