Amazonas Cultura

Sinfonias de Gustav Mahler, no Teatro Amazonas, em concerto da OCA

Orquestra de Câmaras do AM/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

Será apresentado amanhã, terça-feira (02), pela Secretaria de Cultura, um concerto com a Orquestra de Câmara do Amazonas, às 20h00, no Teatro Amazonas, com entrada franca.
Sob a regência do maestro Otávio Simões, a Orquestra de Câmara do Amazonas(OCA), executará peças musicais baseadas nas sinfonias do compositor austríaco Gustav Mahler, do compositor russo Dmitri Shostakovich e do compositor fluminense André Mehmari.

O concerto conta com a participação de Diana Todovora (harpa) e Átila de Paula (cravo).

A quinta sinfonia de Mahler possui caráter “esquizofrênico”, já que nela convivem perfeitamente separados o mais trágico e o mais alegre dos mundos. Consta de cinco movimentos, sendo os dois primeiros quase temáticos, explorando o lado trágico da vida.

Shostakovich desenvolveu um estilo híbrido, como exemplificado pela sua ópera “Lady Macbeth”, do Distrito de Mtsensk (1934). Esta obra individual justapôs uma variedade de tendências, incluindo o estilo neoclássico(mostrando a influência de Igor Stravinsky) e o estilo pós-romântico (após Gustav Mahler).

André Mehmari é pianista, compositor, instrumentista e arranjador fluminense. Suas obras foram executadas pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Amazonas Filarmônica, dentre outras importantes formações brasileiras.

Na música popular, gravou discos com o bandolinista Hamilton de Holanda e cantora Ná Ozzetti[]. Em 2010 assinou contrato com um dos mais importantes selos italianos de jazz, EGEA.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.