Amazonas Cidades Destaques

Sistema de Segurança Integrado conta com efetivo completo atuando, em Parintins

Apresentação efetivo de segurança/Foto: Nathalie Brasil
Redação
Escrito por Redação
Apresentação efetivo de segurança/Foto: Nathalie Brasil

Apresentação efetivo de segurança/Foto: Nathalie Brasil

Parintins já conta com 100% dos servidores de segurança que irão atuar, de forma integrada, durante o 50º Festival Folclórico do município, nas áreas de policiamento ostensivo, trânsito, polícia judiciária, defesa, socorro, corregedoria e ouvidoria, já que ontem (24), as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizaram a apresentação oficial do efetivo, no Bumbódromo.
Ao todo, cerca de 1,3 mil servidores estão atuando na Operação Integrada de Parintins 2015. De acordo com o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, Dan Câmara, todos os esforços estão sendo feitos para que o município tenha uma festa tranquila, com total segurança para moradores e visitantes. “Todos esses servidores são responsáveis pela aplicação da lei e estarão empenhados dentro de cada área de atuação, como forma de manter a ordem e a segurança da cidade”, disse o secretário.

O comandante da tropa da Polícia Militar, que está atuando em Parintins, tenente-coronel Cláudio Silva, informou que os policiais militares estarão em todos os locais da cidade de grande concentração de pessoas, como bares e restaurantes. “A Polícia Militar está pronta para servir, com o apoio das tropas especiais e para prestar o serviço de segurança durante o festival, na apuração e festa da vitória”, disse o comandante.

De acordo com o coordenador das ações do Corpo de Bombeiros em Parintins, major Máximo, a instituição está atuando de forma integrada com os demais órgãos e irá oferecer os melhores serviços para a população e visitantes. Na parte técnica, o major informou que o efetivo conta com a presença das equipes especializadas em salvamento em altura e aquático e de combate a incêndio. “Temos equipes de 24 horas de trabalho, que não se resume apenas ao trabalho nos três dias do festival. Estamos em Parintins desde o dia 20, com equipes que compõem serviços na orla e acompanhamento de embarcações”, disse.

A Polícia Civil, de acordo delegado Carlos Augusto Monteiro, irá reforçar o atendimento à população na área de polícia judiciária. “Estamos atuando de maneira integrada com os demais órgãos, realizando as ações preventivas e repressivas também”, disse. Ele destacou que o atendimento ao turista vai funcionar no Porto de Parintins, onde foi instalada a Delegacia do Turista, das 8h às 22h, para qualquer tipo de informação e registro de ocorrências. “Contamos com investigadores que falam mais de quatro idiomas, para atender também o turista internacional da melhor forma possível”, afirmou.

Comando e Controle – Desde a última terça-feira, passou a funcionar o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) no quinto andar do Bumbódromo de Parintins. O Centro, coordenado pela  Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) é interligado ao CICC-AM, em Manaus, e irá coordenar as ações de segurança desenvolvidas durante o 50º Festival Folclórico.  No local, representantes dos mais de 30 órgãos, que atuam de forma integrada no município, acompanham o desenvolvimento das ações. Por meio do CICC, a SSP irá monitorar 22 pontos considerados de interesse para a segurança. Os veículos de comunicação podem fazer a cobertura no local para mostrar a estrutura.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.