Amazonas Cidades Destaques

Solimões sobe e Defesa Civil emite alerta pedindo medidas preventivas

Cheia no Alto Solimões, tem alerta da DC/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Um alerta de cheia para os municípios da calha do Alto Solimões, foi emitido ontem, segunda-feira, devido o nível do rio ter chegado a 11,91m, ultrapassando em 11cm a cota de alerta, que é de 11,80m. O documento emitido cobra medidas preventivas e o Plano de Contingência dos municípios.
“Nessas situações, que ainda não há emergência, mas que já apresenta situação de alerta, a primeira resposta é sempre do município. Mas a Defesa Civil do Estado se antecipa e solicita o plano de contingência, que deve conter informações como o possível afetamento de famílias e as ações que serão implementadas caso ocorra o desastre”, informou o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Fernando Pires Junior.

Baseado nas informações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e da Agência Nacional de Águas (ANA), o Centro de Monitoramento e Observação Ambiental da Defesa Civil do Amazonas prevê ainda que o fenômeno tende ao agravamento, uma vez que as previsões meteorológicas e hidrológicas indicam chuvas acima do normal para o período na região.

A medição do rio Solimões, realizada por meio da régua do município de Tabatinga, serve de referência para as demais cidades da região (Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Atalaia do Norte) e é acompanhada diariamente por técnicos da Defesa Civil do Estado e dos municípios.

Nível do rio já ultrapassa expectativas/Foto: DC

Nível do rio já ultrapassa expectativas/Foto: DC

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.