Amazonas Cultura

Sorteio: Garantido abre e Caprichoso encerra o 50º Festival Folclórico de Parintins

Sorteio, a mesma expectativa/Foto: Reprodução
Redação
Escrito por Redação

Realizado na manhã de hoje, quinta-feira (25), na Praça da Catedral, o sorteio que definiu a ordem de apresentação dos bumbás Garantido e Caprichoso para o 50o Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho.
A cargo da Secretaria Estadual de Cultura, o sorteio contou com a presença de representantes e torcedores das duas associações folclóricas que prometem um belo espetáculo nas três noites do festival.

Para definir a ordem, o representante de cada boi que tirava uma bola com a numeração maior tinha o direito de escolher a ordem de apresentação do seu bumbá. Durante o sorteio, o representante do Boi Caprichoso teve o direito de escolher a ordem das duas primeiras noites do Festival. O representante do Boi da Baixa do São José, Garantido, pode escolher a última noite.

A ordem de apresentação ficou, portanto, dessa maneira: Noite de Abertura (26), o Boi Garantido será o primeiro a se apresentar e o Caprichoso será o segundo. Na segunda noite (27), o Boi Caprichoso inicia e o Garantido encerra as apresentações na arena do Bumbódromo. Na última noite (28), o Garantido abre e o bumbá Caprichoso encerra mais uma edição de um dos maiores festivais folclóricos do mundo.

Para os representantes dos bumbás, o sorteio foi favorável para se realizar as apresentações nas três noites do festival. O vice-presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, ressaltou que o sorteio já cria uma boa expectativa para o bumbá azul e branco fazer suas apresentações na Arena. “Digamos que o Caprichoso já parte com alguns pontos de vantagem pela ordem de apresentação. Neste ano estamos fazendo um retrato da Amazônia e dos povos que vieram para construir esse festival para relembrar que nesse período sofreu influência de vários povos para que esse festival chegasse onde chegou”.

Conforme o presidente do boi-bumbá Garantido, Adelson Albuquerque, o público deve prestigiar uma grande festa rumo a mais um título do festival. “Foi perfeito esse sorteio para o Garantido porque vamos abrir o festival, uma vez que o Garantido vem para fazer um grande espetáculo. Estamos convictos de que vamos fazer uma grande festa rumo ao tricampeonato”.

Temas – Para comemorar o Jubileu de Ouro do Festival Folclórico, os dois bois trazem temas que prometem encantar a todos na arena nas três noites da festa. Em busca do tricampeonato, o Boi Garantido vai para a arena de Parintins com o tema “Vida” que  irá apresentar a “vida” em toda a sua plenitude no imenso vale verde da Amazônia. O tema do Garantido tem desdobramentos únicos que prometem encantar o público com uma forte viagem pela vida vertebrada, invertebrada, molecular, celular, cultural e espiritual.

Em busca de levantar o título de campeão nos 50 anos do Festival Folclórico de Parintins, o Boi-Bumbá Caprichoso desde o final de 2014 trabalha o projeto de arena 2015 denominado “Amazônia”. O tema em referência à maior reserva de biodiversidade da terra promete mostrar os causos, símbolos, a fauna, a flora, o índio, o caboclo e a cultura do povo da Amazônia.

Investimento – A festa dos bois Garantido e Caprichoso conta com investimento do Governo do Estado de R$ 9.653.152,64 para ser utilizada nas apresentações, operacionalização e logística dos jurados, iluminação e sonorização do Bumbódromo. A expectativa de público é que, neste ano, mais de 60 mil pessoas prestigiem o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.