Amazonas Cidades Destaques

SSP-Am ativa Centro Integrado de Comando no Bumbódromo de Parintins

Sistema já em operação, em Parintins/Foto: Lindemberg
Sistema já em operação, em Parintins/Foto: Lindemberg
Redação
Escrito por Redação

Foi ativação hoje, sexta-feira (24), pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), no quinto andar do Bumbódromo em Parintins, como parte das ações de segurança que serão desenvolvidas na “Operação Integrada de Parintins 2016”, com apoio da Prefeitura do município.
O centro irá coordenar as ações de segurança que serão desenvolvidas durante o 51º Festival Folclórico, que começa hoje, e segue até o próximo domingo (26). Pelo menos 18 câmeras de segurança estão instaladas no município, para monitoramento dos principais pontos de concentração de pessoas.

O secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, coronel Dan Câmara, explica que o monitoramento também será acompanhado em tempo real no CICC – Estadual (CICC-E) em Manaus, localizado no Aleixo. Pelo menos 1,5 mil servidores, entre segurança pública e do município parintinense, integram de forma direta e indireta a operação.

“Por meio das câmeras de segurança poderemos visualizar a movimentação dentro e fora do Bumbódromo, e dessa forma acionarmos as equipes para pronta-resposta em casos de ocorrência. Esse mesmo acompanhamento em Manaus, nos ajuda a mensurar o nosso trabalho e nos dá a capacidade de solicitar recursos, que chegariam aqui em tempo hábil, se necessário, para resolvermos qualquer tipo de crise”, ressaltou.

Fazem parte da operação pelo Sistema de Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas (CBMAM) e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

No festival deste ano, os órgãos municipais da Prefeitura de Parintins participam de forma efetiva e integrada aos órgãos de Segurança, por meio de fiscalizações de bares e estabelecimentos, como relata o prefeito do município, Alexandre da Cárbras. “A cidade está preparada, contratamos mais 600 pessoas para trabalhar, de forma direta e indireta, na área interna e no entorno do Bumbódromo para dar apoio às medidas de segurança e recepções. Agora é hora de festejar e garantir uma festa tranquila e bem sucedida”, disse.

Policiamento ostensivo – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) atuará diretamente em pontos que são considerados estratégicos, com grande movimentação de pessoas. Segundo o comandante do policiamento de Parintins, tenente-coronel Valadares Júnior, serão empregados 13 viaturas, 16 motocicletas além de policiamento a pé nas ações. “Vamos alocar as equipes, principalmente, em torno do Bumbódromo no perímetro de segurança estabelecido e na Praça da Catedral, onde estará o maior número de pessoas. Como este ano não haverá palcos alternativos com os shows, fizemos o mapeamento dos locais que mais receberão os visitantes”, revela.

Cerca de 370 policiais militares participam da operação durante os três dias de Festival (24, 25 e 26 de junho), entre eles da Tropa de Choque, Força-Tática, alunos oficiais e policiais lotados em Parintins.

Fiscalização de trânsito – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realiza, desde a quinta-feira (23)  ações de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito em Parintins. A campanha do Detran-AM pretende evitar, principalmente, casos de embriaguez ao volante. O trabalho de fiscalização será realizado por meio de blitze fixa e itinerante, com o uso do etilômetro (bafômetro).

Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitosa, as fiscalizações para o cumprimento da ‘Lei Seca’ serão realizadas nas áreas com grande número de estabelecimentos comerciais, como a Avenida Amazonas e áreas ao redor do Bumbódromo, para que sejam evitados graves acidentes decorridos, sobretudo, pelo consumo de bebida alcoólica. Cerca de 20 funcionários do Detran-AM vão atuar nas ações de fiscalização. “Nós vamos investir muito na questão de conscientização dos motoristas. Não queremos em momento algum empanar o brilho da festa com acidentes fatais ou mortes no trânsito. Temos de conscientizar os motoristas para o perigo do álcool”, alerta.

Delegacia para atender turistas – A Polícia Civil do Amazonas (PCAM) instalou uma base no porto de Parintins que funcionará como Delegacia Especializada em Crimes Contra o Turista (DECCM), com servidores bilíngues para atender em casos de ocorrências. Ao todo, a PCAM terá 40 servidores na operação, entre delegados, investigadores, escrivães e integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA).

O diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Mariolino Brito, explica que o efetivo será dividido em quatro equipes e contará com apoio da delegacia de polícia local. “Vamos dar atenção aos locais de grande movimentação. Também vamos reforçar o policiamento nas ruas realizando rondas policiais”.

Medidas de Prevenção – O Corpo de Bombeiros do Amazonas terá empregado nos três dias do 93 servidores e 17 viaturas, entre elas: unidade de resgatem caminhões auto tanque de combate a incêndio, caminhão de busca e salvamento e lanchas.

Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Fernando Sérgio, entre as funções da instituição estão à fiscalização de extintores de incêndio, sistemas fixos de hidrante e rotas de fuga. “São medidas que se tornam importantes para mantermos um ambiente seguro para o público que for prestigiar a festa dos bois-bumbás. Temos ainda profissionais, por exemplo, especialistas em salvamento em altura, que vão ficar em alerta em caso de qualquer eventualidade”, conta.

Ainda segundo Fernando Sérgio, medidas preventivas foram realizadas em pontos da cidade, como o aeroporto da cidade e balneários. Equipes da instituição estão desde o último dia 18 de junho na cidade parintinense, dando reforço à segurança pública que envolve o Festival Folclórico.

“Nesses dias, mantivemos equipes de mergulhadores nos balneários por conta da grande movimentação que a cidade recebe essa época. Além de mantermos uma equipe de bombeiros no aeródromo, que são essenciais para que o aeroporto possa receber aviões de maior porte”, conta.

Equipe de operação do sistema/Foto: Lindemberg

Equipe de operação do sistema/Foto: Lindemberg

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.