Amazonas Esportes

Sturmer encanta plateia, ganha ouro e faz história com tetra na patinação

Marcel Stumer é ouro na patinação/Foto: COB
Marcel Stumer é ouro na patinação/Foto: COB
Redação
Escrito por Redação
Marcel Sturmer fez história hoje, domingo, ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, na patinação artística. O gaúcho se tornou o primeiro brasileiro entre os homens a conquistar quatro medalhas de ouro em uma mesma modalidade na história da competição (venceu também em Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Guadalajara-2011).

Este número pode ser alcançado também por outros dois integrantes do elenco nacional. Os velejadores Robert Scheidt e Ricardo Winick, o Bimba, participam do Pan, mas competirão apenas daqui uma semana. Sendo assim, Marcel é o pioneiro no número histórico. Thiago Pereira, ganhador de 12 ouros em Pan-Americanos, não entra nessa conta, já que não subiu ao lugar mais alto do pódio quatro vezes em uma mesma especialidade. Já entre as mulheres, Lucélia Ribeiro, do caratê, já havia conseguido a marca do tetra, similar à de Marcel, em uma mesma modalidade, nos Jogos de 2011.

“Inesquecível. Quando eu comecei com seis anos no país do futebol a patinar, nunca imaginei que iria disputar Jogos Pan-Americanos, quanto mais ganhar um e ainda mais bater um recorde. É isso que vale hoje”, afirmou.

“Let it be (música que usou trecho na apresentação), deixe acontecer dentro da quadra. É se entregar. Tenho quatro minutos pra mostrar o que fiz em 4 anos e a vida inteira. Eternamente serei o primeiro a ganhar essas quatro medalhas, então coloquei nesses quatro minutos a minha vida inteira.”

A medalha dourada em Toronto veio por meio de uma apresentação muito aplaudida e entusiasmante no Exibition Center, que mexeu com o público presente. Sexto dos oito competidores a se apresentar, Marcel tirou nota 134.2 na apresentação longa (de 4mins10 de duração e que vale 75% da nota final,) em que usou uma trilha com mix de músicas dos Beatles. Ficou com nota final agregada de 536 pontos e foi ovacionado e aplaudido de pé pelo público, formado basicamente por torcedores canadenses.

No sábado, na apresentação curta (de 2min15s e que vale 25% da nota total), ele havia sacramentado 133,4 pontos, seis à frente do segundo colocado na noite, o argentino Aníbal Frare. No fim, a prata ficaria com o americano John Burchfield e colombiano Diego Duque.

O patinador gaúcho chegou a declarar antes do evento que essa seria sua última edição de Jogos Pan-Americanos, já que a idade para seu esporte está relativamente avançada. Ele era o terceiro mais velho entre os oito competidores, sendo que apenas três têm 30 anos ou completam este ano (caso do brasileiro, que faz aniversário em agosto). Depois, confirmou que não competirá na próxima edição. “Pan é meu último. Quero parar com o título. Sobre o futuro preciso pensar ainda.”

Além das outras três medalhas de ouro conquistadas em Santo Domingo-2003, Rio de Janeiro-2007 e Guadalajara-2011, Marcel Sturmer é o atual detentor do título mundial do esporte, que luta para ser olímpico, ao vencer o campeonato de Cali, em 2013. A modalidade não faz parte do programa olímpico dos Jogos de Verão.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.