Amazonas Educação

Supletivo gratuito, através do ´Provão Eletrônico´, atende a 240 pessoas/dia

"Provão Eletrônico", do supletivo da Seduc/Foto: Assessoria
Redação
Escrito por Redação

Para atender a população adulta que deseja regularizar os estudos e obter a certificação de conclusão nos ensinos fundamental ou médio, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibiliza, diariamente, o serviço de exame supletivo, gratuitamente e tradicionalmente chamado de “Provão Eletrônico”, cujo sistema está apto a atender a 240 pessoas por dia, com agendamento prévio.
O serviço faz parte do Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA) e consiste na oferta de prova eletrônica, realizada por meio de um sistema mediado por computador. Seu objetivo é possibilitar que pessoas que não tiveram acesso à escolarização ou não conseguiram concluir os estudos no período regular, possam obter a cerificação nos níveis fundamental e médio de ensino.

“Com a devida aprovação pelo Conselho Estadual de Educação, esta é uma opção útil e prática para pessoas que, por exemplo, precisam da certificação para ingressar no mercado de trabalho”, indicou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, lembrando que a participação está condicionada a alguns critérios.

De acordo com a Seduc, para realizar os exames e obter a certificação de conclusão no ensino fundamental, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 15 anos. Para os que desejam obter a certificação de ensino médio, a idade mínima exigida para participar do exame é 18 anos.

Como participar – Para realizar o exame supletivo, os interessados devem se cadastrar no site da Seduc: www.educacao.am.gov.br. Acessando no site o link “Provão Eletrônico” o interessado deverá informar o número de seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Após o cadastro, é possível fazer o pré-agendamento das provas que desejar. O sistema permite ainda a opção de agendamento de provas por disciplinas, em dias diferentes.

Após o pré-agendamento, o interessado deverá comparecer à Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade da Seduc, localizada na Avenida Waldomiro Lustosa, nº 250, bairro Japiim 2, munido de RG (Registro Geral), CPF, comprovante de residência e confirmar o agendamento das provas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, no horário de 08h00 às 12h00 e de 13h30 às 17h00.

Uma vez realizados os exames, se o candidato obtiver o índice necessário para aprovação, os certificados de conclusão do ensino são emitidos em um prazo de até 20 dias ou, em caso de urgência, no mesmo dia de realização do exame e anúncio do resultado.

Oportunidade – Motivada a concluir os estudos, Brenda Souza, 20, conta que o certificado de ensino médio é um dos requisitos básicos para conseguir um emprego. “Não pude concluir o ensino médio no período regular por motivos pessoais. Agora estou na busca por um emprego com mais estabilidade e a maioria das empresas exige qualificação em ensino médio. Com o supletivo tenho a oportunidade de obter meu certificado e garantir uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou a jovem.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

1 comentário

error: Ops! não foi dessa vez.