Saúde

Susam anuncia realização de mais cinco transplantes de rins

Susam-anuncia-realização-transplantes-rins
Redação
Escrito por Redação

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) recebeu, nesta semana, três autorizações para doação de órgãos, que permitiram a realização de cinco transplantes de rins. A última autorização, ocorrida na quinta-feira (20), foi dada pelos familiares de um paciente do sexo masculino, que foi a óbito em decorrência de um acidente vascular cerebral. “Esta última doação permitiu que realizássemos o quinto transplante de rim da semana, cuja cirurgia teve início na tarde desta sexta-feira. Um dos rins doados precisou ser disponibilizado para a Central Nacional de Transplantes, pois não foi identificado receptor compatível em Manaus”, disse o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza.No domingo (16), o gesto de solidariedade da família de um paciente de 39 anos, que foi a óbito em decorrência de um traumatismo cranioencefálico grave, já havia ajudado a tirar da fila de transplante dois pacientes renais crônicos: um do sexo masculino, de 39 anos e uma mulher, de 47.

 

A segunda doação ocorreu na quarta-feira (19), e partir da família de um paciente de 34 anos, que faleceu também em decorrência de traumatismo cranioencefálico grave. Os rins do doador foram transplantados para um jovem de 29 anos e uma mulher de 46.

Nos três casos, as córneas dos doadores seguiram para processamento no Banco de Olhos, para serem utilizadas em futuros transplantes.

Setembro Verde – No próximo mês – quando se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgão –, o Governo do Estado estará realizando uma ampla campanha de sensibilização sobre o tema. Em julho, o governador José Melo assinou o decreto regulamentando a Lei 4.087/2014, que instituiu, no calendário oficial do Amazonas, o evento “Setembro Verde”, e a Central de Transplantes do Amazonas está executando uma programação especial para marcar o período.

“O Setembro Verde pretende seguir na mesma linha do Outubro Rosa e do Novembro Azul, quando as campanhas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente, ganham maior ênfase”, explica a coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos. Segundo ela, o lançamento da campanha acontecerá no dia 02 de setembro, a partir das 17h, no Largo São Sebastião.

Leny Passos salienta que o Programa de Transplantes do Estado vem experimentado avanços significativos e está prestes a ser ampliado, com a introdução do transplante de coração. “Como não há transplante sem o gesto solidário de uma família, temos que nos preocupar também em fortalecer as ações de educação em saúde voltadas para o esclarecimento da população sobre este assunto e o Setembro Verde vai nos ajudar a dar maior visibilidade ao tema”, diz Leny.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.