Saúde

Susam e HUGV discutem acesso a consultas, para o Ambulatório Araújo Lima

susam-ambulatorio-araujo-lima
Redação
Escrito por Redação

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) estão em fase de aprovação de novos protocolos, que pretendem facilitar o acesso dos pacientes a consultas médicas, em especialidades e subespecialidades ofertadas pelo Ambulatório Araújo Lima. Em breve, como resultado de convênio realizado no ano passado entre as duas instituições, a maioria das consultas ofertadas pelo ambulatório, que funciona no HUGV, passará a ser direcionada pelo Sistema de Regulação (Sisreg), para distribuição na rede SUS.O objetivo dos novos protocolos, segundo o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias, é qualificar e garantir a eficiência do processo de regulação dessas consultas, a partir dos encaminhamentos bem conduzidos pelas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas.

 
A técnica da Secretaria-Adjunta de Atenção Especializada da Capital que está coordenando o trabalho de validação das novas rotinas, Joselita Nobre, explica que é necessário que os encaminhamentos sejam feitos de forma bastante precisa quanto às especialidades e, principalmente, às subespecialidades. Com isso, diz ela, evita-se que o paciente perca tempo no seu processo de diagnóstico e tratamento.

Antes da contratualização com a Susam, no máximo 30% das consultas do Ambulatório Araújo Lima eram disponibilizadas na rede SUS. O restante das consultas era ofertado em agenda própria, local, da unidade. “A partir da adoção dos novos protocolos, a situação se inverterá e 75% dessas consultas do ambulatório passarão a ser ofertadas para a rede SUS”, ressalta Joselita.

A Susam e o HUGV organizaram um cronograma de oficinas, com a participação de médicos, enfermeiros e demais técnicos envolvidos no processo, em que estão sendo apresentados os formulários e orientações que devem passar a ser adotados sempre que houver indicação de encaminhamento para os serviços do Ambulatório Araújo Lima. Já foram realizadas oficinas voltadas para as especialidades de Ginecologia e Neurologia. Na sexta-feira (10), foi a vez de discutir os protocolos de Endocrinologia e Oftalmologia. A próxima oficina terá como tema a área de Reumatologia e Gastroenterologia.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.