Saúde

Susam leva o Amazonas Saúde Itinerante ao município de Nova Olinda do Norte

nova-olinda-do-norte
Redação
Escrito por Redação

O município de Nova Olinda do Norte (distante 138 quilômetros de Manaus) recebeu nesta sexta-feira (7) as ações do programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, no município estará acontecendo, até domingo (9), uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas. “Também estarão sendo ofertadas consultas médicas, nas especialidades de cardiologia e neurologia”, acrescentou o secretário. A previsão é de que sejam realizadas, aproximadamente, 50 cirurgias e 200 consultas, nos três dias da ação.Na próxima semana, também em Nova Olinda, acontece uma jornada de consultas na especialidade de Oftalmologia.

“A atividade ocorrerá de segunda a sexta-feira. Os pacientes atendidos nesta especialidade, que recebem a prescrição do médico para uso de óculos, recebem posteriormente o acessório, fornecido pelo programa”, salienta Pedro Elias.

O secretário destacou que o governador José Melo orientou a manter o ritmo das atividades do Amazonas Saúde Itinerante, pela importância que o programa tem para o interior do Estado, funcionando de forma complementar à estrutura de atendimento nos municípios.

Nesta semana, o programa levou a Tefé uma jornada de cirurgias reparadoras de lábio leporino. A ação, realizada em parceria com a organização não governamental Smile Train e o apoio da Igreja Batista de Manaus e da Prefeitura do município, assegurou o atendimento de 38 pacientes (a maior parte crianças, inclusive indígenas) e a realização de 21 procedimentos cirúrgicos. “Foi um sucesso a ação. Estamos concluindo as cirurgias e, neste sábado, faremos as últimas avaliações dos pacientes para alta hospitalar”, informou na manhã desta sexta-feira, por telefone, o cirurgião bucomaxilo Joaquim Alves, que está coordenando a atividade por parte da Susam.

Calendário – No período de 14 a 16 deste mês, o Amazonas Saúde Itinerante estará em Atalaia do Norte, levando também uma jornada de cirurgias gerais e de consultas com especialista. De 17 a 21, será a vez de Itapiranga receber uma jornada de consultas de oftalmologia, atividade que também será levada ao município de Silves, no período de 22 a 26. “Encerrando a programação do mês, devemos ter uma nova jornada de cirurgias gerais e ginecológicas em Benjamin Constant, no Alto Solimões”, informou Carmelita Alves, coordenadora do Saúde Itinerante.

 

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.