Saúde

Técnicos da Susam fazem visita à unidade hospitalar de Nova Olinda do Norte

susam-1
Redação
Escrito por Redação

Um grupo técnico da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) esteve nesta quinta-feira (23) no município de Nova Olinda do Norte, para realizar uma visita ao Hospital Galo Manuel Ibanez, da rede estadual de saúde no interior. A equipe aproveitou a ida ao município para também reunir com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e participar da solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde Augusto Castro, localizada na comunidade rural do Lago do Curupira.

Na unidade hospitalar, o grupo técnico, formado pela gerente da região do Rio Negro e Solimões, Luciane Tellechea, pela enfermeira Vanessa Salgado e pela técnica do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe), Andréia Paiva, se reuniu com o diretor, Francisco Bonfim, a gerente de enfermagem, Alessandra Mendes, e a Secretária Municipal de Saúde de Nova Olinda do Norte, Gigelles Dutra Vilaça.

Na reunião foram discutidas estratégias para que a unidades gestoras possam trabalhar de forma mais integrada, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde. “As unidades básicas de saúde oferecem o atendimento preventivo e o hospital faz o atendimento de urgência e emergência e obstetrícia, mas um precisa complementar o trabalho do outro”, informa Luciane.

susam

A direção do Hospital se comprometeu a apresentar um documento com dados coletados na própria unidade e que servirão de base para a implementação de ações na atenção básica, cujo objetivo é promover a saúde da população a fim de evitar casos graves, que necessitem de maiores intervenções. “Um caso clássico é o pré-natal, que precisa ser bem feito para evitar complicações na hora do parto, tanto para a mãe quanto para o bebê”, explica Luciane.

Nesse sentido, será dado início ao trabalho de vinculação das grávidas com a maternidade. Essa tarefa será realizada em parceria com a equipe que acompanha o pré-natal e que permitirá que a gestante e alguém de sua família visitem a maternidade e conheça a equipe que irá assisti-la durante o parto.

“Essas são ações possíveis de serem implementadas, nós vamos trabalhar para que isso aconteça e assim possamos dar uma melhor assistência à população de Nova Olinda do Norte”, afirma a secretária Municipal de Saúde, Gigelis Vilaça.

À tarde, a equipe participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde Augusto Castro, localizada na comunidade do Lago do Curupira, construída com recursos do Requalifica UBS, do Ministério da Saúde. “É uma satisfação imensa participar da inauguração dessa unidade, ver que o município está fortalecendo a atenção básica e que o resultado disso é que quem sai ganhando é população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Andréia Paiva.

A equipe participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde .

A equipe participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde .

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.