Amazonas Política

Técnicos do sistema Sepror-AM participam de capacitação sobre CAR

Técnicos participam de cAR/Foto: Lucineia Souza
Redação
Escrito por Redação

Técnicos da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Embrapa e Sebrae participaram do curso de capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado na Comissão Executiva de Lavoura Cacaueira (Ceplac), no km 48, da Br-174.
O curso, que capacitou 17 técnicos, abordou a legislação do CAR, o Módulo do Cadastro e Georreferenciamento. A formação começou na segunda-feira (06) e foi cocluída ontem, sexta (10) com o objetivo de formar multiplicadores para atuar no cadastramento dos imóveis rurais no Amazonas, que passou a ser uma obrigação do Estado desde 2009. Participaram ainda representantes do Instituto Federal de Tecnologia do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Sebrae, entre outros.

Técnicos reunidos no Ceplac/Foto: Licineia Souza

Técnicos reunidos no Ceplac/Foto: Licineie Souza

De acordo com o coordenador do Georreferenciamento, Eduardo White, que é analista ambiental do Ipaam, a realização do CAR em todo Estado é importante também para o planejamento de políticas públicas para o setor primário, além de ser obrigatório a todos os imóveis rurais a partir do próximo ano.

“Aderimos ao cadastro no ano passado, sob a responsabilidade do Idam, e desde lá já fizemos seis mil cadastros. Mas precisamos chegar a um total de 70 mil imóveis rurais. Por isso, além dos mutirões estamos realizando os cursos para formar multiplicadores. É importante ainda, que as prefeituras nos procurem para que os técnicos sejam formados e se tornem também multiplicadores”, afirmou ele.

Mutirão no Sul do AM

O próximo mutirão do CAR deve chegar ao Sul do Amazonas no fim do mês. No total, 15 profissionais vão trabalhar na cidade de Apuí, no sul de Maués e parte de Novo Aripuanã, onde pretendem realizar cerca de 1.200 cadastros.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.