Política

TJAM passa a emitir certidões para fins eleitorais pela internet

Candidatos às eleições deste ano têm até o dia 15 de agosto para apresentar o documento ao TRE
Redação
Escrito por Redação
Candidatos às eleições deste ano têm até o dia 15 de agosto para apresentar o documento ao TRE


Candidatos às eleições deste ano têm até o dia 15 de agosto para apresentar o documento ao TRE

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) passou a disponibilizar o serviço de emissão on-line de certidões de 2º Grau para fins eleitorais. A certidão, que agora pode ser obtida na página do TJAM (www.tjam.jus.br), integra a lista de documentos obrigatórios para fins de registro de candidatura junto Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Anteriormente, apenas as certidões negativas de 1º Grau podiam ser obtidas pela internet, no site do Tribunal. “Com a expansão do serviço, os interessados na certidão de 2º grau para fins eleitorais também passam a contar com essa comodidade”, ressalta o chefe do setor de Certidões de 2º Grau do TJAM, Enéas Cabral Neto.

O novo serviço on-line implantado pelo TJAM beneficiará, sobretudo, os cidadãos do interior, que não precisarão mais se descolar até a capital para ter acesso ao documento. Enéas Cabral frisa que para participar do pleito em 2016, os candidatos devem apresentar as certidões ao TRE, impreterivelmente, até o dia 15 de agosto próximo.

A partir de informações preliminares do TRE-AM, a expectativa é que 2.200 candidatos concorram, no Amazonas, a cargos eletivos nas eleições municipais deste ano. “São dados preliminares e que apontam um crescimento substancial no contingente de candidatos em relação ao último pleito, que contou com a participação de aproximadamente 1.400 candidatos”, disse Cabral.

PASSO-A-PASSO
Para ter acesso às certidões negativas de 1º e 2º graus, o interessado deve acessar o site www.tjam.jus.br e escolher a aba “Certidões”. Na sequência, acessar a opção “Pedido de Certidão”, onde as certidões de 1º e 2º Graus podem ser impressas. “Podem ocorrer situações eventuais em que a emissão das certidões não sejam disponibilizadas. Isto ocorre quando são registrados homônimos (nomes idênticos), a digitação incorreta de dados ou demais situações. Nestes casos, a emissão deve ser requisitada presencialmente junto ao setor de Certidões de 2º Grau do TJAM, que pode emitir o documento em até 48 horas”, explica Enéas Cabral.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.