Amazonas Cultura Destaques

Tradição do Carnaval, Kamélia chega a Manaus e abre a folia de momo/2016

Kamélia chega e o carnaval começa, em Manaus/Foto: Mário Oliveira
Redação
Escrito por Redação

Patrimônio cultural imaterial do Estado, a Kamélia chegou ontem (09), por volta das 22h30, a Manaus, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes sendo recebida por integrantes da escola de samba Império da Kamélia, e pelo prefeito de Manaus, em exercício, Hiram Nicolau, que entregou, oficialmente, a chave da cidade de Manaus à Kamélia.
“Para mim é uma honra estar representando nosso prefeito Arthur Neto, mantendo viva a tradição do carnaval de Manaus”, afirmou o prefeito, em exercício, reforçando que o gesto abre, oficialmente, o carnaval na cidade.

Depois de receber a chave, a boneca seguiu em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, acompanhada por agentes de trânsito, até o Olímpico Clube, na Avenida Constantino Nery, onde era aguardada por vários integrantes da escola de Samba Império da Kamélia.

“Manter a tradição da chegada da Kamélia nos deixa muito contentes. É um evento vivo desde a década dos anos 30, que ganhou força em 1955, quando começou a tradição de abrir o carnaval de Manaus com a chegada da nossa linda boneca”, explicou Almério Botelho, presidente da Escola de Samba Império da Kamélia.

Tradição é lei desde 2013

Kamélia chega e abre o carnaval, em Manaus/Foto: Mário Oliveira

                           Kamélia chega e abre o carnaval, em Manaus/Foto: Mário Oliveira

Em Manaus, a tradição de começar o carnaval com a chegada da boneca Kamélia iniciou em 1955, a pedido do então prefeito Walter Rayol, mas ganhou força em 1958, quando a boneca recebeu pela primeira vez, as chaves em uma cerimônia, das mãos do também ex-prefeito, Gilberto Mestrinho.

A lei que tornou oficial a abertura do carnaval de Manaus com a chegada e entrega da chave da cidade à Kamélia, como a abertura oficial do período carnavalesco, aconteceu em 2013.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.