Amazonas Cidades

Trio da facção FDN é preso com 150 quilos de drogas procedentes da Colômbia

Drogas apreendidas com líder da FDN/Foto: Suzana Martins
Drogas apreendidas com líder da FDN/Foto: Suzana Martins
Redação
Escrito por Redação

Com apoio do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) da Polícia Civil, policiais da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai),  prenderam, em flagrante, na noite de ontem (25), três homens pelo crime de tráfico de drogas e aprendeu aproximadamente 150 quilos de ‘skank’. Entre os presos está Helilton Alves de Souza, de 29 anos, conhecido como “Velhinho”, apontado como possível líder da Família do Norte (FDN).
Com esta apreensão, a SSP-AM registra o total de 65 toneladas de drogas, em todo Estado, quantidade superior ao mesmo período do ano passado.  Os dados equivalem ao período de janeiro até o dia 24 de maio.

Também foram presos junto com “Velhinho”, José Hudson Valério Queiroz, de 30, e Amoes Alves de Souza, de 22 anos. Com o trio, as equipes policiais encontraram armazenados em dois veículos, aproximadamente 150 quilos de drogas do tipo ‘Skank’, acondicionados em 90 pacotes. O material, possivelmente seria de origem colombiana, conforme explicou a secretaria-executiva-adjunta de Inteligência da SSP-AM, Tamera Maciel.

“As nossas investigações vão continuar para que possamos identificar a real origem de todo esse entorpecente, e qual destino que iriam dar para ele. Reforçamos que a população pode cooperar com o nosso trabalho com informações pelo disque-denúncia da SSP, 181, sem se preocupar, pois mantemos o sigilo da identidade do denunciante”, pontuou.

Tamera ressalta ainda que, a parceria entre os órgãos do Sistema de Segurança Pública e a população auxiliam no trabalho da segurança no combate ao crime organizado. “Na semana passada conseguimos prender o atual líder da FDN, o Erick Leal Simões, vulgo ‘CD’. Por meio do 181 recebemos informações importantes sobre o paradeiro dele”, disse.

De acordo com o delegado da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Mário Paulo, o trio foi preso por volta das 21h30, na avenida Torquato Tapajós, zona Oeste, na altura da ponte do Tarumã. Eles ainda tentaram fugir durante a abordagem dos policiais.

“Os criminosos chegaram a dar ré nos veículos na direção dos policiais. Foi preciso disparar nos pneus dos veículos para evitar que eles fugissem. O ‘velhinho’ tentou escapar numa área de mata onde foi recapturado. Como ele ficou com algumas escoriações, foi necessário levá-lo ao SPA da Compensa. Lá, no momento em que estava na sala do Raio-X, tentou fugir novamente mas foi recapturado nas proximidades da unidade de saúde”, revelou.

Os três homens foram conduzidos ao 19º Distrito Integrado de Polícia para os procedimentos legais. Eles vao responder pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas. O material apreendido foi encaminhado para a perícia.

Lideranças do tráfico – Na última quinta-feira (19), três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, por policiais da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência da SSP-AM, com apoio do Fera. Dentre eles o atual líder da Família do Norte (FDN), Erick Leal Simões, 26, conhecido com “CD”. Ele teria assumido o posto após a prisão do narcotraficante, João Branco, realizada pela Polícia Federal em fevereiro deste ano.

As equipes policiais chegaram até Erick por meio de informações recebidas pelo disque-denuncia da SSP-AM, 181. Ele foi preso numa casa, localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte. ‘CD’ também era um dos alvos da operação ‘La Muralla’, deflagrada pela Policia Federal em novembro do ano passado. Desde lá, ele estava foragido.

O estoque estava acondicionado em sacos/Foto: Suzana Martins

                           O estoque estava acondicionado em sacos/Foto: Suzana Martins

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.